Futebol

Entrada de Juninho Pernambucano exige maiores cuidados defensivos

Com a confirmação de Juninho na equipe titular, o Vasco partirá para a partida de quarta contra o Corinthians comumaformação que pode ser considerada ofensiva. Com ele em campo, a qualidade no toque de bola aumenta muito e, possivelmente, as oportunidades de gol também. No entanto, é muito possível que a equipe perca o poder de marcação. Por isso, Ricardo Gomes terá de fazer alguns ajustes para a reestreia do Reizinho.

Antes do coletivo de sábado, o treinador vascaíno passou cerca de dez minutos conversando com o setor defensivo. Fagner, Dedé, Anderson Martins, Márcio Careca e Rômulo recebiam instruções especiais de Ricardo Gomes, possivelmente para ajustar os espaços que podem se criar em campo. Felipe também atuou um pouco mais recuado no coletivo e assumiu uma postura um pouco mais defensiva.

– Muda o posicionamento, porque o Juninho tem um estilo diferente do Eduardo Costa. Isso requer algumas compensações defensivas – ressaltou o goleiro Fernando Prass.

O lado positivo da história é que a distribuição de bolas do setor ofensivo deixou de ser exclusividade do camisa 6. Com Juninho em campo, a saída de bola da defesa para o ataque teve uma melhora grande.

Além disso, com o Reizinho – que é destro –, o Vasco fica com boa saída de bola pelos dois lados do campo, fator que só com o canhoto Felipe não tinha um equilíbrio tão grande.

Ricardo Gomes ainda deve fazer alguns ajustes na equipe para tentar maximizar os pontos positivos e minimizar os negativos com a chegada de Juninho. Mas todos estão tão empolgados com a volta do camisa 8 que não se importam em correr um pouco mais pelo Reizinho.

– Pela qualidade dele, podemos nos adaptar a qualquer sistema – finalizou Diego Souza.

Faltas serão exploradas

O técnico Ricardo Gomes deve treinar hoje, em São Januário, cobranças de faltas da equipe para explorar uma das características mais marcantes de Juninho. No coletivo de sábado, o camisa 8 já era o responsável pela batidas de escanteios e deve ser o cobrador oficial. Antes dele, esta função era ocupada por Felipe.

(Matéria reproduzida diretamente da versão papel do Jornal Lance)

Fonte: Jornal Lance
  • Sábado, 18/04/2026 às 18h30
    Vasco Vasco 2
    São Paulo São Paulo 1
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Terça-feira, 21/04/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Paysandu Paysandu
    Copa do Brasil Mangueirão
  • Domingo, 26/04/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Corinthians Corinthians
    Campeonato Brasileiro - Série A Neo Química Arena
  • Quinta-feira, 30/04/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Olímpia Olímpia
    Copa Sul-Americana São Januário
Artilheiro
Puma 4
Jogos
Vitórias 8 (34,78%)
Empates 8 (34,78%)
Derrotas 7 (30,43%)
Total 23
Gols
Marcados 31 (54,39%)
Sofrido 26 (45,61%)
Total 57
Saldo 5
Cartões
Amarelos 40 (88,89%)
Vermelhos 5 (11,11%)
Total 45