Futebol

Entrega e caráter de Henrique foram essenciais para chamar atenção do Lyon

Fato de lateral deixar São Januário sem custos pesa, e diretor esportivo do time francês vê condições de ajudar ex-companheiro

Com contrato a vencer em 2 de agosto, Henrique não está mais nos planos do Vasco, porém chama atenção de um dos mais importantes clubes da França: o Lyon. Na ótica de Juninho Pernambucano, diretor esportivo da equipe francesa, o atleta de 27 anos reúne predicados que o tornam um jogador interessante e com potencial para ter sucesso na Ligue 1.

Ex-companheiro de Henrique - jogaram juntos em 2013 -, Juninho acompanha o futebol brasileiro e, obviamente, o Vasco, clube onde é um dos maiores ídolos. O craque observou que o lateral-esquerdo evoluiu fisicamente nos últimos anos e, por isso, "aguenta" a Liga Francesa. Acredita que, com poder de marcação para segurar atacantes fortes e rápidos, o vascaíno pode prosperar na França.

Juninho Pernambucano resolveu apostar em Henrique pois vê o atleta como um "soldado", um profissional que "treina muito". O caráter, o respeito à profissão e a hierarquias foram algumas das características que fizeram o diretor abrir conversas com o lateral.

Outro fato que pesou é a questão econômica. O Lyon, a exemplo da maioria das equipes, encontra-se em momento delicado financeiramente. Se tivesse que pagar ao Vasco, o clube francês não tentaria contratar Henrique. O fato de o atleta sair sem custos - faltam menos de três meses para o fim do contrato - teve forte influência.

O Lyon procura um lateral barato, trabalhador, com condições de dar conta do recado defensivamente e que jogue na linha de três zagueiros. Henrique fez essa função, e com bastante sucesso aliás, pelas mãos de Ramon Menezes em 2020.

Juninho já conhecia Henrique há muito tempo, mas apresentou o futebol do possível contratado a dois scouts (analistas) do Lyon, e ambos gostaram do que viram.

O diretor esportivo do Lyon se vê em condições de ajudar Henrique a evoluir pautado na própria história de vida dentro da França. Juninho desembarcou no Lyon aos 26 anos e acredita que o futebol francês o tornou um jogador mais completo e melhor. Na Europa, o Reizinho concluiu de vez sua formação como profissional, entendendo a melhor a importância do treino, de se ter intensidade e uma boa alimentação. Henrique chegaria ao mesmo clube com 27 anos.

A lateral esquerda é uma posição carente no Lyon, que chegou a cogitar nomes brasileiros mais badalados, como Renan Lodi e Marcelo.

- Se o Lyon for para a Liga Europa (e não jogar a Champions), será uma diferença brutal no orçamento. Muita coisa será definida depois de domingo. Mas a lateral esquerda é uma prioridade do time. O Lyon vem jogando com Cornet, que é um ala improvisado na lateral.E tem o Bard, que é um jovem da base e ainda é uma promessa. É uma posição em que o Lyon vem improvisando. Falava-se até no Renan Lodi e no Marcelo - contou o jornalista francês Stéphane Darmani, correspondente da TV Canal+ no Brasil.

Fonte: Globo Esporte
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri