Torcida

Escritor lança livro sobre história do Vasco: 'Vitorioso Todo Dia'

Sócio Benemérito do Vasco, Sérgio Frias dedica-se há pelo menos quatro anos a pesquisar, recolher informações e compartilhar com seus seguidores nas redes sociais uma vitória do clube para cada dia do ano. O projeto pessoal virou livro, e foi dessa forma que a obra "Vitorioso Todo dia" nasceu.

O livro foi lançado recentemente, mas apenas em formato digital. Frias explicou ao ge que o livro físico demandaria muitas páginas, o que, por consequência, aumentaria o preço: "O preço final teria que ser de R$ 120, R$ 130, ficaria caro. Então escolhi o e-book para deixar mais acessível aos vascaínos.

No livro, foram reunidas 366 crônicas sobre vitórias do Vasco, sem priorizar jogos de títulos ou decisões que todo torcedor já conhece de cor. O único dia em que o clube nunca foi a campo é 24 de dezembro - nesse caso, Frias escreveu um texto sobre o cerne popular do Cruz-Maltino.

- É justamente para mostrar que, para cada data que conhecemos, tem uma vitória do Vasco, que é possível montar um calendário só com vitórias do Vasco - explica Sérgio Frias, que é membro do grupo Casaca, mas diz que a obra não tem cunho político.

- Tem heróis por um dia que os torcedores de repente não conhecem, o artilheiro de uma determinada ocasião, o nome de destaque em um ano que o Vasco não conquistou título, mas que foi de suma importância, técnicos que modificaram o jogo, goleadas que ficaram na história - completou.

Como acrescentou a escalação do adversário em cada partida destacada, Sérgio Frias contou com a ajuda de ex-jogadores, jornalistas e historiadores de outros clubes. "Todos ajudaram mesmo sabendo que se tratava de um livro sobre o Vasco", afirmou.

Fonte: ge
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário