Futebol

ESPECIAL: Casos do Baixinho

Molecagem. \"Romário estava no primeiro ano do time profissional do Vasco. O técnico era Antônio Lopes. O Baixinho nos havia prometido que jogaria a final do campeonato de pelada pelo nosso time, e o jogo seria no sábado, véspera de um Vasco x Botafogo. Ou seja, ele não poderia jogar, porque estaria concentrado. Mas fugiu e cumpriu a promessa, apoiado no fato de Roberto Dinamite não se concentrar. Fez gol e fomos campeões. No dia seguinte, Lopes e Paulo Angioni, que era o supervisor do Vasco, queriam barrá-lo do clássico. Mas ele acabou jogando. E o melhor: o Vasco ganhou por 1 a 0 e o gol foi dele, que não jogou nada\", disse o amigo Gilmar, que lembra com alegria cada momento vivido com o Baixinho na infância.

Dia de Pelé. \"Uma vez, o capitão do Centro de Formação e Aperfeiçoamento da PM (Cefap) nos convidou para uma partida contra o nosso time do bairro. Romário já era profissional e reforçou nosso time. Mas para não chamar a atenção, preferiu atuar como zagueiro.

O time adversário fez 1 a 0 e o capitão começou a perguntar pelo tal de Romário. Depois dali, na primeira bola que ele pegou, saiu de trás, driblou o time inteiro e fez o gol\", lembrou Henrique, numa referência à provocação de Brito e Fontana, do Vasco, a Pelé, que passava em branco na derrota por 2 a 0, no Maracanã, com a pergunta \"Você viu o Rei?\" No fim, 2 a 2, com dois gols de Pelé.

Craque barrado. \"Uma vez, enfrentamos o Palmeirinha, que era um time bom aqui da região. E Romário chegou com Clóvis, primo dele e que jogava pelo Vasco também, e mais um amigo. Olhamos para esse tal amigo dele e pensamos: ´isso aí, cabeçudo e barrigudinho, não deve jogar nada.´ Deixamos ele fora e ganhamos por 2 a 1 com um gol do Romário, de peixinho.

Depois, fomos descobrir que esse amigo era Geovani, que no ano seguinte seria o melhor jogador do Mundial Sub-20. Encontrei-o depois e ele mexeu comigo. Não esqueceu\", revelou Gilmar.

Lata velha. \"Em 1988, no dia da viagem de Romário para a Holanda (onde jogou pelo PSV Eindhoven), eu e Luís Cláudio, um outro amigo nosso aqui da Vila da Penha, fomos levá-lo até o aeroporto no seu Alfa Romeo. Na entrada da Ilha do Governador o carro enguiçou, mas por falta de gasolina. Começamos a empurrar o carro, mas desistimos, não havia posto de gasolina por perto. Botamos Romário dentro de um táxi para que ele não perdesse o vôo\", disse Gilmar.

Fonte: Lance
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri