Um dos alvos do Vasco na janela de transferências é Alan Saldivia, zagueiro de 23 anos que pertence ao Colo Colo, do Chile. No clube, o principal entusiasta da contratação do uruguaio é o técnico Fernando Diniz.
A pedido do treinador, a diretoria vascaína vem monitorando a situação de Saldivia no Colo Colo desde agosto do ano passado. E, no início desta semana, retomou as negociações com o clube chileno. A ideia seria um empréstimo com cláusula de obrigação de compra, mas os detalhes do negócio ainda estão sendo debatidos.
Diniz elogiou o zagueiro uruguaio publicamente numa entrevista coletiva em julho, quando perguntado sobre o jogador cuja contratação vinha sendo especulada na ocasião.
"Eu joguei contra, é um jogador que eu gosto muito. [...] E um jogador de quem eu gosto", afirmou.
Fernando Diniz enfrentou o Colo Colo de Alan Saldivia na Libertadores de 2024, quando o treinador estava no comando do Fluminense. O Flu de Diniz venceu os dois jogos válidos pelo Grupo A: 1 a 0 no Chile e 2 a 1 no Maracanã.
A principal característica de Saldivia que salta os olhos de Diniz é a qualidade na saída de bola. O zagueiro destro tem facilidade em encontrar passes que quebram as linhas e tem o costume de conduzir a bola quando tem espaço, dois atributos valorizados no esquema de jogo do treinador. No atual elenco do Vasco, Robert Renan tem estilo parecido.
Por várias vezes, o Saldivia foi o jogador que mais teve a bola em jogos do Colo Colo nas últimas temporadas. O uruguaio também é um dos principais passadores da liga chilena.
O Vasco entende que Alan Saldivia seria um bom nome para compor o elenco para a temporada 2026, já que o clube terá que reformular o setor da defesa com as iminentes saída de Maurício Lemos (rescisão do contrato) e Lucas Oliveira (com acerto encaminhado com o Ceará).
Diniz tem à disposição na posição apenas Lucas Freitas, Robert Renan e Carlos Cuesta, além dos zagueiros oriundos da base Lyncon, Renan e Wallace Falcão, que estão treinando com os profissionais desde a reapresentação.
O Vasco estreia no Campeonato Carioca no próximo dia 15, contra o Maricá, em casa.
Mais lidas