Futebol

Esquema tático do Vasco em xeque após derrota para o Atlético-MG

A derrota para o Atlético-MG tirou do Vasco a vice-liderança do Brasileirão e pôs em xeque o esquema tático da equipe. Nos últimos quatro jogos, o time marcou só um gol e conquistou 41,67% dos pontos disputados na competição.

Uma média bem abaixo da sequência anterior, que era de 100%. Considerando a ótima performance da equipe nas duas últimas temporadas, uma das possíveis justificativas para a queda é simples: os adversários aprenderam a jogar contra o Vasco.

\"Tenho certeza. A nossa equipe chama atenção de todos os clubes do Brasil. O futebol de hoje é muito estudado. Isso pode estar acontecendo, mas temos que ter a inteligência de não aceitar a marcação dos adversários, buscar as nossas jogadas e não mudar o nosso jeito\", analisou,com lucidez, o jovem lateral-esquerdo William Matheus, que defende o modelo tático atual. \"O talento não é vencido pela marcação. Temos que fazer o nosso melhor do jeito que a gente sabe fazer bem\", filosofou.

Para Matheus, o técnico Cristóvão Borges tem experiência para buscar novas soluções para o problema: \"O Cristóvão é muito inteligente e deve estar vendo algumas saídas para que a gente possa dificultar um pouco mais para as equipes que vamos enfrentar. Vamos (em campo) esperá-las um pouco mais à frente. Se ele achar que devemos mudar para dificultar alguma coisa, mudaremos. Mas a nossa equipe está bem e o sistema de jogo é bom\".

O experiente volante Nilton também não acredita que o Vasco precise fazer mudanças radicais na sua forma de jogar.

\"Não podemos nos deixar abalar por uma marcação mais forte, ou um estilo de jogo diferente. O Vasco joga dessa forma há muito tempo e tem dado certo. Não podemos mudar agora a nossa característica, o que poderia até nos prejudicar\", adverte o jogador, que apontou algumas soluções para o time: \"Temos que ter mais volume de jogo e demonstrar mais intensidade. Se tivermos mais posse de bola vai ser diferente, porque o nosso time tem muita qualidade\".

(Matéria reproduzida diretamente da versão papel do Marca Brasil)

Fonte: Marca Brasil
  • Terça-feira, 14/04/2026 às 21h00
    Vasco Vasco 1
    Audax Italiano Audax Italiano 2
    Copa Sul-Americana São Januário
  • Sábado, 18/04/2026 às 18h30
    Vasco Vasco
    São Paulo São Paulo
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Terça-feira, 21/04/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Paysandu Paysandu
    Copa do Brasil Mangueirão
  • Domingo, 26/04/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Corinthians Corinthians
    Campeonato Brasileiro - Série A Neo Química Arena
  • Quinta-feira, 30/04/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Olímpia Olímpia
    Copa Sul-Americana São Januário
Artilheiro
Thiago Mendes 3
Barros 3
Puma 3
Spinelli 3
Philippe Coutinho 3
Brenner 3
Jogos
Vitórias 7 (31,82%)
Empates 8 (36,36%)
Derrotas 7 (31,82%)
Total 22
Gols
Marcados 29 (53,70%)
Sofrido 25 (46,30%)
Total 54
Saldo 4
Cartões
Amarelos 39 (88,64%)
Vermelhos 5 (11,36%)
Total 44