Imprensa

Ética: imprensa carioca planta notícia de possível ida de Romário para o Fla

Após a saída de Romário do Vasco, alguns jornalistas da imprensa carioca têm apelado para o artifício de usar o Futuro do Pretérito do Indicativo como  tempo verbal em seus textos para relatar um fato possível, hipotético, situado num momento futuro, mas ligado a um momento passado, a fim de criar uma falsa notícia da ida de Romário para o Flamengo.

Este foi o artifício utilizado pelo site GloboEsporte.com ao anunciar a saída de Romário do Vasco e insinuar, sem qualquer fundamento, sua ida para o rival como demonstra trecho da matéria transcrito a seguir.

"Agora, o Baixinho pode até fazer um jogo de despedida pelo Flamengo. O atacante já teria entrado em contato com Kléber Leite. " (GloboEsporte.com - 20h40m  06/02/2008 - atualizada às 23h29m)

Após a especulação sem fundamento, o mesmo site entrou em contato com o dirigente rubro-negro Kléber Leite e publicou uma matéria às 21h30m (atualizada às 22h44m) afirmando que o time da Gávea estava apenas de portas abertas para o Baixinho, uma vez que Kléber Leite negou a existência de um contato por parde do jorgador vascaíno. A seguir o texto da matéria com teor distinto daquele publicado anteriormente pelo referido site.

"O vice de futebol do Flamengo, Kléber Leite, negou nesta quarta-feira à noite que já tenha conversado com Romário após a saída do camisa 11 do Vasco."  (GloboEsporte.com - 21h30m  06/02/2008 - atualizada 22h44m)


Nota Supervasco.com: O uso do futuro do pretérito do indicativo como tempo verbal não é condenável, entretanto, tal prática só deve acontecer quando houver evidências de que o fato a ser relatado possa ser verdadeiro e após terem se esgotado as tentativas de averiguação de informações que possam negar ou confirmar o fato. Portanto, é condenável a utilização do referido tempo verbal em tão curto espaço de tempo, o que sugere um sensacionalismo desnecessário para um veículo de comunicação.

Fonte: SuperVasco‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ
  • Domingo, 21/12/2025 às 18h00
    Vasco Vasco 1
    Corinthians Corinthians 2
    Copa do Brasil Maracanã
  • Quinta-feira, 15/01/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Maricá Maricá
    Campeonato Carioca São Januário
  • Domingo, 18/01/2026 às 18h00
    Vasco Vasco
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu
    Campeonato Carioca São Januário
  • Quarta-feira, 21/01/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Carioca Maracanã
  • Domingo, 25/01/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Boavista Boavista
    Campeonato Carioca Estádio Elcyr Rezende de Mendonça
  • Quarta-feira, 28/01/2026
    Vasco Vasco
    Mirassol Mirassol
    Campeonato Brasileiro - Série A Estadio José Maria de Campos Maia
Artilheiro
Jogos
Vitórias 0 (0,00%)
Empates 0 (0,00%)
Derrotas 0 (0,00%)
Total 0
Gols
Marcados 0 (0,00%)
Sofrido 0 (0,00%)
Total 0
Saldo 0
Cartões
Amarelos 0 (0,00%)
Vermelhos 0 (0,00%)
Total 0