Política

Eurico: "A hora que eu decidir, volto a ser presidente do Vasco"

O Vasco da Gama, o futebol, os netos e a política são as principais paixões de Eurico Miranda. Polêmico, amado por uns e odiado por outros, ele mais uma vez é candidato a deputado federal no Rio de Janeiro pelo Partido Progressista (PP). Como dirigente do clube de São Januário, Eurico acumulou vitórias e muitas intrigas. Uma das mais marcantes foi a provocação feita à Rede Globo de Televisão no último jogo da Copa João Havelange, quando o Vasco jogou com o logotipo do SBT, na época principal concorrente da emissora dos Marinho, impresso na camisa.

Em 1994 e 1998 conseguiu ser eleito com votações expressivas: 86 e 106 mil, respectivamente. Porém, não foi reeleito em 2002. Nas eleições passadas ele teve a candidatura indeferida pelo Tribunal Regional do Rio de Janeiro (TRE-RJ) por falta de condições morais para exercer o mandato. No entanto, Eurico recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e conseguiu a confirmação da candidatura.

Desta vez, se for eleito, o candidato afirma que continuará defendendo os interesses do Vasco e questões ligadas ao esporte. \"Não sou candidato apenas porque quero, mas porque posso. Saudações vascaínas\", disse Eurico ao Terra, fumando charuto.

As Olimpíadas e a Copa do Mundo também estão nos planos do candidato. Na opinião dele, o Brasil precisa formar atletas, seguindo o modelo que implantou no Vasco da Gama, quando presidiu o clube. Atualmente, Eurico ocupa o cargo de presidente do conselho benemérito do Club de Regatas Vasco da Gama e faz oposição a Roberto Dinamite, atual presidente do clube.

Confira a entrevista com Eurico Miranda, candidato a deputado federal pelo Rio:

Terra - Por que quer ser deputado federal novamente?

Eurico Miranda -
Pensei em não ser candidato, mas decidi pela minha candidatura por dois motivos: sou ficha limpa e porque quis dar satisfação aos amigos, eleitores e família de que a campanha de perseguição não funcionou. Além disso, a situação que o Vasco se encontra é lamentável. Tenho condição de fazer muito pelo Vasco. O futebol do Rio também precisa de alguém que o defenda. Acho que posso fazer isso. Tenho amplas condições de defender os interesses do Rio na Copa do Mundo e Olimpíadas. Sempre me candidatei para atuar na área do esporte e na parte social, procurando dar oportunidades aos menos favorecidos.

De que forma pretende ajudar o Vasco em Brasília?

Eurico Miranda -
Como sempre ajudei. O Vasco está no contexto do esporte. Fiz dois mandatos como deputado federal. O período mais áureo de conquistas do clube foi quando eu era deputado. Acho que agradei.

Por que escolheu o Partido Progressista para se filiar?

Eurico Miranda -
Entrei convidado pelo senador Francisco Dorneles em 1994 e nunca saí do partido.

Como está a campanha nas ruas?

Eurico Miranda -
Tenho caminhado por diferentes lugares e a receptividade é boa. Visito muitos pontos da cidade, da região metropolitana e de alguns municípios. Onde tem torcedor vascaíno eu vou.

Os torcedores de outros times o provocam durante a campanha?

Eurico Miranda -
Pelo contrário. Eles gostariam que eu estivesse no time deles. Sabem que sou competente. Tenho certeza que mesmo quem não é vascaíno vota em mim.

Qual a sua opinião dos jogadores de futebol que são candidatos a deputado?

Eurico Miranda -
Acho que estão no direito deles. Não são meus rivais na campanha, muito pelo contrário. Não tenho nada contra eles.

Qual a sua expectativa de voto?

Eurico Miranda -
Sinceramente, não faço a menor ideia, mas tenho certeza que vou ter votos. Fui o quinto mais votado do Estado em 98. Nas eleições passadas fizeram um massacre em cima da minha imagem, mas agora isso foi revertido.

E os investimentos na campanha, quem banca?

Eurico Miranda -
Não tenho apoio do governo, só de alguns amigos, do partido e recursos próprios que não são muitos. Em comparação com outros candidatos, não é uma campanha rica. Levo uma vantagem porque não preciso ser apresentado. Já fui apresentado.

Admira alguém na política?

Eurico Miranda -
Não. Não tenho admiração por ninguém na política. É difícil.

Qual o slogan da sua campanha?

Eurico Miranda -
Sou Vasco, sou Rio, sou Eurico.

Como pretende conciliar as atividades no Vasco com as obrigações em Brasília?

Eurico Miranda -
Da mesma forma quando fui deputado federal por duas vezes. Os outros deputados conseguem, então eu também conseguirei cuidar do Vasco e da minha família.

Alguns candidatos prometem mudar a Lei Pelé, caso sejam eleitos. O que o senhor pensa disso?

Eurico Miranda -
Fui o único deputado contrário a Lei Pelé e consegui minimizar os males que ela causou ao futebol, pois era ainda pior. Com muita luta, consegui retirar algumas coisas. É uma lei famigerada. A minha posição continua a mesma. E com certeza vou mudá-la radicalmente. É o que eu quero.

Tem algum projeto para formação de crianças no esporte visando Rio 2016?

Eurico Miranda -
Antes de sonharmos com a realização das Olimpíadas, o que mais fiz no Vasco, quando era presidente, foi formação de jovens atletas. Consegui formar mais de 100 atletas para o Pan e Olimpíadas. Criei uma escola de educação e esporte dentro do Vasco para associados. Atualmente, ela não está como eu gostaria, graças a atual gestão, mas vai retomar aos bons tempos.

Então Eurico Miranda ainda pensa em ser presidente do Vasco?

Eurico Miranda -
Deixei a presidência do Vasco por motivos de saúde. A hora que eu decidir, volto a ser presidente. Tenho uma identificação muito grande com o clube.


Nota do SuperVasco: Pedimos aos usuários que se moderem nos comentários.

Fonte: Terra Esportes
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário