Imprensa

Ex-árbitro exalta história do Vasco contra o racismo

Merece rasgados elogios a iniciativa levada a efeito pelo Vasco na semana passada, quando o clube abriu as portas do CT do Almirante para o professor de História José Nilton Junior para palestrar sobre racismo com os jogadores do elenco profissional. Na ocasião, o acadêmico resgatou o histórico de luta da agremiação contra o preconceito e também falou da importância do atleta de futebol se posicionar mais sobre essas causas sociais. 

“Essa era a ideia. Falar para os jogadores que eles percebam o quanto são multiplicadores necessários para engrossar essa causa, dar voz e ampliar, pois não se posicionar já é se posicionar”, afirmou. 

Segundo a escritora Djamila Ribeiro, “não basta não ser racista, tem que ser antirracista”. Durante muito tempo, o Brasil negou que fosse um país racista. 

“Racismo mata e é preciso falar sobre isso”, declarou o educador, que também é vascaíno. O evento fez parte da comemoração dos 97 anos da divulgação da “Resposta Histórica”, datada de 7 de abril de 1924. O documento foi a resposta da direção vascaína à exigência da recém fundada AMEA (Associação Metropolitana de Esportes Athléticos, então organizadora do estadual) para que o clube afastasse 12 atletas – negros e brancos de origem humilde – para poder disputar o Campeonato Carioca de 1924. 

Em ofício, o então presidente do Vasco, José Augusto Prestes, informou que estava desistindo de participar por não concordar com as determinações. A carta se tornou um marco contra a discriminação racial e social no futebol brasileiro, passando a ser conhecida anos depois como “Resposta Histórica”.

Relembrar e colocar o assunto em evidência nos dias de hoje, quando o racismo se manifesta de forma especialmente agressiva nas redes sociais, é um ato de cidadania contra a discriminação que merece ser exaltado e elogiado. Parabéns, Vasco da Gama!

Fonte: Blog Carlos Eugênio Simon - ESPN
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri