Futebol

Ex-comandados esperam Cruzeiro ao estilo Celso Roth: forte na defesa

O Cruzeiro emplacou vitórias nas últimas três rodadas e, assim, alcançou a vice-liderança do Campeonato Brasileiro. Entretanto, chega para enfrentar o Vasco, neste sábado, chamando a atenção pelo fato de ter a defesa menos vazada da competição - com dois gols sofridos em cinco jogos, assim como o Atlético-MG. Em São Januário, esse aspecto é visto como característico de um time armado por Celso Roth. E a opinião deve ser relevada levando-se em consideração o fato de haver no grupo cruz-maltino alguns conhecidos do treinador que hoje está do lado dos mineiros, mas que em 2010 teve sua última, e breve, passagem pela Colina.

Um dos ex-comandados por Roth é Alecsandro. Eles trabalharam juntos no Internacional campeão da Libertadores e vice mundial de 2010. O atacante do Vasco diz conhecer bem o estilo do treinador e, por isso, prevê dificuldades para a equipe derrubar a defesa do Cruzeiro neste sábado.

- Respeito muito o Celso Roth. O Cruzeiro se defende muito, seu técnico tem essa filosofia de se defender e faz isso muito bem. Mas do nosso lado temos o Cristóvão, que conhece bem o Cruzeiro e vai saber tirar proveito dos possíveis defeitos do adversário - observou Alecsandro, referindo-se ao técnico do Vasco.

Fernando Prass, que trabalhou com Celso Roth no Vasco, há dois anos, também destacou a capacidade do treinador do Cruzeiro de consolidar o sistema defensivo. Segundo o goleiro, essa metodologia tem como origem a escola do futebol do Sul do Brasil, que em pouco tempo passou a ser vista no time mineiro.

- A caracteristica dele é acertar o time de trás, dando uma consistência defensiva para depois pensar em atacar. Ele cobra um jogo compacto. O Celso sempre trabalhou dessa forma. Por isso, vamos encontrar um time muito competitivo pela frente - frisou o camisa 1.

Eder Luis será um dos maiores responsáveis por levar a melhor sobre a retaguarda do Cruzeiro. Com a confiança de fazer parte da equipe que é a de segundo melhor ataque do Brasileirão, com dez gols, ao lado do Flamengo (atrás apenas do Botafogo, que tem 13), o camisa 7 lembrou que o adversário deste sábado não vai apenas se defender, já que uma vitória o coloca na liderança. As duas equipes estão separadas por dois pontos - o Vasco tem 13 e o Cruzeiro soma 11.

- O Celso Roth sabe montar equipes que chegam longe. Com certeza o Cruzeiro não vem ao Rio para perder pontos, mesmo sabendo que em casa o Vasco é forte - alertou Eder Luis, que trabalhou com o treinador no Atlético-MG, em 2009.

Fonte: ge
  • Segunda-feira, 02/02/2026 às 20h00
    Vasco Vasco 0
    Madureira Madureira 0
    Campeonato Carioca A definir
  • Quinta-feira, 05/02/2026 às 20h00
    Vasco Vasco
    Chapecoense Chapecoense
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 08/02/2026 às 18h00
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Campeonato Carioca A definir
  • Quarta-feira, 11/02/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Bahia Bahia
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
Artilheiro
Rayan 2
Puma 2
Philippe Coutinho 2
Jogos
Vitórias 2 (33,33%)
Empates 2 (33,33%)
Derrotas 2 (33,33%)
Total 6
Gols
Marcados 8 (61,54%)
Sofrido 5 (38,46%)
Total 13
Saldo 3
Cartões
Amarelos 5 (71,43%)
Vermelhos 2 (28,57%)
Total 7