Futebol

Ex-goleiro do Vasco é alvo de operação e é detido, diz jornal Público

Ex-goleiro da Seleção Brasileira e do Vasco é preso em Portugal

Helton Arruda foi alvo de uma operação, na quarta-feira (3/9), e os agentes encontraram uma arma e munição em sua residência

Quase dois meses após ser denunciado por violência doméstica, Helton Arruda, ex-goleiro da Seleção Brasileira, do Vasco e do Porto, em Portugal, de 47 anos, foi detido. O ex-atleta foi alvo de uma operação, na quarta-feira (3/9), e os agentes encontraram uma arma e munição em sua residência.

De acordo com o jornal Público, a arma de fogo foi apreendida no quarto do ex-jogador. À polícia, ele alegou que o objeto era de um amigo falecido, que esteve no estúdio de sua casa para gravar uma música.

Ainda segundo a publicação, os investigadores revelaram que a arma foi furtada em uma cidade localizada a 70 quilômetros da residência de Helton Arruda. Ele foi liberado e terá que se apresentar à Justiça periodicamente.

Motivo da operação

A ação da polícia foi causada pela denúncia de violência doméstica, feita por mulher com quem ele manteve um relacionamento extraconjugal por dez anos. A vítima contou que durante um desentendimento entre os dois, Helton Arruda teria ido encontrá-la para buscar alguns pertencer, como pijama, roupas, perfumes, chinelos e escova de dentes.

A mulher relatou que durante o encontro, numa rua do bairro de Canidelo, em Vila Nova de Gaia, o ex-jogador encostou “um objeto que lhe pareceu ser uma arma de fogo” em sua cabeça. Em seguida, o ex-atleta teria escondido o objeto ao ver um conhecido questionar se estava tudo bem.

A denúncia de violência

O caso de violência doméstica veio à tona em julho. Após a mulher procurar a polícia, o Ministério Público acatou a denúncia e Helton será julgado pelas autoridades do país.

O ex-atleta responderá criminalmente no Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP), no Porto. Caso acontecesse no Brasil, ele seria julgado pela Lei Maria da Penha, porém, em Portugal, Helton poderá ser condenado por “maus-tratos simples”. A pena pode variar de dois a oito anos de prisão.

As investigações

Segundo o portal Público, do país europeu, o MP ouviu uma série de testemunhas, além da vítima. As autoridades do local realizaram o pedido de busca e apreensão na casa do acusado.

O brasileiro ainda não se pronunciou sobre as acusações. Helton se aposentou em 2020 e, por conta de sua trajetória pelo país, o ex-goleiro foi nomeado como embaixador da Liga Portuguesa.

Fonte: Coluna Fábia Oliveira - Metrópoles

Denunciado pelo Ministério Público por violência doméstica cometida por uma ex-companheira, o ex-goleiro Helton Arruda foi detido na noite da última quarta, em Portugal. Ele foi alvo de uma operação policial em sua casa, e os agentes encontraram munições e uma arma de fogo ilegal no local. Posteriormente, ele foi liberado e agora precisará comparecer periodicamente em juízo, segundo informações do jornal português Público.

O ex-goleiro, campeão do Brasileirão pelo Vasco em 2000 e terceiro goleiro da seleção brasileira na Copa do Mundo de 2006, virou réu em julho após uma denúncia de uma ex-companheira com quem Helton manteve uma relação extraconjugal por mais de uma década. No processo, ela relatou um momento, ocorrido há cerca de sete anos, em que o ex-jogador encostou "um objeto que lhe pareceu ser arma de fogo" em sua cabeça durante uma briga. Ela também narrou crises de ciúme de Arruda desencadeados por peças de roupa que ela vestia, e situações de constrangimento a pessoas de seu convívio.

Com base nas declarações, a Justiça determinou uma revista na casa de Helton, na cidade de Vila Nova de Gaia. A arma foi encontrada em um armário no quarto que o ex-jogador divide com a esposa. Ao ser interrogado, ele alegou que o revólver era de um amigo já falecido, que ele guardou "para proteção da família". No entanto, a investigação policial descobriu que a arma estava registrada no nome de uma terceira pessoa, e havia sido furtada em uma cidade a cerca de 70 quilômetros da residência do jogador.

Em julho, o Ministério Público denunciou Arruda por crime de violência doméstica. Ele pode pegar até três anos de prisão, se for condenado na tipificação de "maus-tratos simples", mas a pena pode chegar a oito anos de detenção caso a Justiça portuguesa avalie que o ex-atleta cometeu crime de "ofensa grave à integridade física" da vítima. Ele responde o processo em liberdade enquanto aguarda a marcação do julgamento.

Fonte: Extra Online
  • Domingo, 31/08/2025 às 20h30
    Vasco Vasco 3
    Sport Sport 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Ilha do Retiro
  • Quinta-feira, 11/09/2025 às 21h30
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Copa do Brasil Nilton Santos
  • Domingo, 14/09/2025 às 20h30
    Vasco Vasco
    Ceará Ceará
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 21/09/2025 às 17h30
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Quarta-feira, 24/09/2025 às 19h30
    Vasco Vasco
    Bahia Bahia
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 27/09/2025 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
Artilheiro
Pablo Vegetti 24
Jogos
Vitórias 15 (30,61%)
Empates 16 (32,65%)
Derrotas 18 (36,73%)
Total 49
Gols
Marcados 65 (52,00%)
Sofrido 60 (48,00%)
Total 125
Saldo 5
Cartões
Amarelos 110 (95,65%)
Vermelhos 5 (4,35%)
Total 115