Futebol

Ex-técnico do Vasco leva Maricá à Copa do Brasil 2022 e relembra passagem

Do início na carreira como treinador nas categorias de base do Vasco até o atual momento no comando do Maricá Futebol Clube, Marcus Alexandre Cravo se notabilizou por ser um profissional que entrega resultados efetivos. Conviver com a rotina de um cargo que está sempre cercado de pressão e atingir as metas planejadas é para poucos.

Aos 48 anos, Marcus Alexandre escreveu mais um capítulo marcante em sua história e na do Maricá. No comando da equipe profissional desde 2019, o técnico alcançou o vice-campeonato da Copa Rio nesta temporada e garantiu, de maneira inédita, uma vaga na Copa do Brasil de 2022 para o clube, que é novo e foi fundado em 2017.

Pelo Maricá são três temporadas e uma trajetória que caminha para cem jogos. Acumula também outras conquistas importantes como dois acessos no Campeonato Carioca: da Série B2 para a Série B1; e na sequência da Série B1 para a Série A2.

"A vaga na competição nacional já é um troféu muito grande. Conseguimos colocar o Maricá no ranking da CBF, algo gratificante para um clube muito novo. Tem clubes centenários que nunca conseguiram e o Maricá em quatro anos alcançou isso. É um trabalho consistente, planejado, não é à toa. Tudo foi muito sólido, sem absurdos", explica Marcus, que ressalta também a importância da Copa do Brasil para os cofres maricaenses.

"O dinheiro é importante para melhorar o nível de estrutura do clube. Vamos qualificar nosso departamento médico, área de fisiologia, pontos que vão fazer a diferença no processo de recuperação física. Vai ser importante também para investir em instalações, qualidade de gramado e tudo que é físico, talvez até no próprio Centro de Treinamentos. Vamos investir em estrutura".

Apesar de ser treinador da equipe principal do Maricá, Marcus Alexandre Cravo não deixa de olhar com carinho para a base. O clube está dando os primeiros passos no trabalho de formação, mas já colhe frutos.

"Diminuímos elenco após a Série A2 do Campeonato Carioca e conseguimos trazer os jogadores da base para compor na Copa Rio. Tem jogador nascido em 2004 no nosso elenco. O trabalho não foi abandonado. Muitos vão se destacar e figurar no elenco profissional em breve".

No Vasco, títulos e grandes revelações no currículo

Se o Maricá é o presente, o Vasco é parte permanente da história da sólida carreira de Marcus Alexandre Cravo. No Gigante da Colina, acumula 20 anos de experiência em todas as categorias de base, sendo o nome que mais comandou jovens talentos do clube.

Marcus teve papel decisivo ao lapidar atletas renomados no futebol brasileiro e internacional, como Philippe Coutinho, Alex Teixeira, Souza, Douglas Luiz, Alan Kardec e Luan. A lista tem muitos outros nomes que chegaram ao profissional e seguiram trajetórias de respeito.

Títulos também aconteceram com frequência pelo Vasco, tanto em âmbito estadual como nacional. Marcus Alexandre deixou o clube em 2018, mas não esconde que nutre um carinho que não se apaga pelo Vasco. Retornar é uma meta muito bem estabelecida.

"O Vasco é um sonho profissional de estar dirigindo a equipe profissional em alguns anos. Estou me preparando e sei que as coisas estão acontecendo no momento certo. Daqui a uns quatro anos estarei dirigindo esse time profissional. Passei por todas as etapas na base do Vasco e hoje saí para dirigir outras equipes e seguir me capacitando", projeta o técnico, que segue acompanhando o clube com atenção e observando seus pupilos.

"O cenário no Vasco me preocupa porque tivemos o trabalho de captar, trabalhar e formar atletas de qualidade, mas que acabam sendo jogados sem a maturação necessária em meio a esse tipo de pressão. Temos aí o Gabriel PEC, Juninho, Vinicius, Riquelme... jovens de qualidade grande que se estivessem em outro momento do clube estariam brilhando e sendo destaque", concluiu.

Fonte: O São Gonçalo
  • Quinta-feira, 12/06/2025 às 21h30
    Vasco Vasco 3
    São Paulo São Paulo 1
    Campeonato Brasileiro - Série A Morumbis
  • Sábado, 12/07/2025 às 18h30
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Campeonato Brasileiro - Série A Mané Garrincha
  • Terça-feira, 15/07/2025 às 21h30
    Vasco Vasco
    Independiente del Valle Independiente del Valle
    Copa Sul-Americana Estádio Olímpico Atahualpa
  • Sábado, 19/07/2025 às 17h30
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Terça-feira, 22/07/2025 às 21h30
    Vasco Vasco
    Independiente del Valle Independiente del Valle
    Copa Sul-Americana São Januário
  • Domingo, 27/07/2025 às 18h30
    Vasco Vasco
    Internacional Internacional
    Campeonato Brasileiro - Série A Beira Rio
  • Quarta-feira, 30/07/2025 às 19h00
    Vasco Vasco
    CSA CSA
    Copa do Brasil Rei Pelé
Artilheiro
Pablo Vegetti 19
Jogos
Vitórias 12 (34,29%)
Empates 10 (28,57%)
Derrotas 13 (37,14%)
Total 35
Gols
Marcados 44 (53,66%)
Sofrido 38 (46,34%)
Total 82
Saldo 6
Cartões
Amarelos 76 (97,44%)
Vermelhos 2 (2,56%)
Total 78