Futebol

Ex-Vasco, Abuda vive sonho de enfrentar craques como Sneijder e Eto’o

A primeira aventura de Abuda fora do Brasil está repleta de surpresas e novidade para o ex-volante de Vasco e Chapecoense. Contratado pelo Gaziantepspor, da Turquia, em junho do ano passado, o jogador passou por experiências inéditas. Num momento em que o país sofre com a proximidade do Estado Islâmico e atentados terroristas, a obsessão pela segurança surpreendeu o brasileiro.

- Para entrar nos shoppings daqui, é preciso passar por detector de metais e tudo. Estranhei na primeira vez que vi. Mas é precaução deles. Em comparação ao Brasil, em geral, a diferença que sinto aqui é a tranquilidade nas ruas, sem assaltos – contou o jogador. 

Dentro de campo, Abuda é responsável pela segurança do meio de campo do Gaziantepspor. Titular em 12 partidas na liga, o brasileiro teve de marcar nomes famosos do futebol mundial, como Sneijder, Eto’o, Mario Gómez. Nomes com os quais ele convivia apenas no videogame. 

- Tem sido um grande sonho entrar em campo e enfrentar esses jogadores. Só craque, que até pouco tempo eu jogava só no videogame. Tive que marcar esses caras todos. Claro que dentro de campo a idolatria acaba, e o bicho pega (risos). 

Natural de Almeirim, no Pará, Abuda sabe que vive numa realidade completamente diferente agora. Apesar de viver numa cidade sem atrativos, ele aproveitou momentos de folga para conhecer Istambul e Capadócia. Para se adaptar à Turquia, contou com a ajuda de Alanzinho, jogador brasileiro que defende o Trabzonspor. Mas não conseguiu evitar algumas situações inusitadas no cotidiana. 

- Tive que aprender os nomes de algumas coisas, como arroz, frango, na língua deles. Mas algumas vezes eu pensava em uma coisa, e chegava outro tipo de prato (risos). A língua é o mais complicado. O treinador exigia que chamássemos todos pelos nomes durantes jogos e treinos. Tive que aprender os nomes dos companheiros de time, a maioria turcos. 

No Brasil, Abuda ficou conhecido ao defender o Vasco entre 2012 e 2014. Estava no elenco rebaixado em 2013, mas guarda boas recordações do clube. Tanto que garante que ainda acompanha o time. 

- Eu tenho carinho muito grande pelo Vasco. Foi um clube que me abriu as portas, em que aprendi muito. Fiquei muito triste com o rebaixamento, o time não merecia. Fez um excelente segundo turno do Brasileiro. Mas tenho certeza que o clube vai dar a volta por cima e terminar com essa fase. 

Fonte: ge
  • Domingo, 07/12/2025 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Atlético-MG Atlético-MG 5
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena MRV
  • Quinta-feira, 11/12/2025 às 20h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Copa do Brasil Maracanã
  • Domingo, 14/12/2025 às 20h30
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Copa do Brasil Maracanã
Artilheiro
Pablo Vegetti 26
Jogos
Vitórias 22 (32,84%)
Empates 19 (28,36%)
Derrotas 26 (38,81%)
Total 67
Gols
Marcados 91 (50,28%)
Sofrido 90 (49,72%)
Total 181
Saldo 1
Cartões
Amarelos 143 (93,46%)
Vermelhos 10 (6,54%)
Total 153