Um treinador que já fez sucesso no futebol brasileiro, mas que estava um pouco sumido nos últimos anos, está próximo de voltar à ativa. Ex-Vasco, Cortinthians, Flamengo e Fluminense, Cristóvão Borges tem acerto encaminhado com o Tombense para dirigir o time na elite do Campeonato Mineiro em 2026.
A informação foi confirmado pelo presidente Lane Gaviolle. O clube tem acerto verbal com o técnico. No entanto, o profissional precisa ir a Tombos para conhecer a estrutura e firmar o contrato com o Alvirrubro. A visita à cidade está programada para a próxima semana.
Ex-jogador de clubes como Fluminense, Atlético-MG, Portuguesa, Guarani e de outras equipes do futebol nacional, Cristóvão iniciou a carreira em comissões técnicas como auxiliar, em trabalhos com Bangu, Sport, Vitória, Fluminense, Vasco e seleção brasileira sub-20.
A primeira oportunidade dele como técnico foi no Cruz-Maltino, entre 2011 e 2012. A primeira passagem do comandante foi muito boa. O técnico ficou à frente do Vasco em 78 partidas, com 41 vitórias, 18 empates e 19 derrotas, com 60,2% de aproveitamento. Além de ficar na segunda colocação do Campeonato Brasileiro de 2011, a equipe com Cristóvão chegou à semifinal da Copa Sul-Americana do mesmo ano e foi vice-campeão também da Taça Guanabara e Taça Rio no ano seguinte.
Ele voltaria ao time carioca em 2017, para uma passagem mais curta, de apenas 11 jogos. Neste intervalo, o treinador rodou e teve experiências em outros clubes importantes como Bahia, Flamengo, Fluminense, Corinthians e Athleteico-PR, onde foi campeão estadual.
Depois de 2017, o treinador acumulou períodos longos sem treinar equipes. Em 2020, Cristóvão conquistou o Campeonato Goiano pelo Atlético-GO. Em seguida, foram mais três anos sem comandar equipes, até a chegada ao Figueirense, última equipe onde trabalhou.
O Tombense terá três competições pela frente. A equipe disputa o Campeonato Mineiro, onde tenta mais um título do interior (são cinco no total e o status de atual vencedor da taça), a Copa do Brasil e a Série D do Campeonato Brasileiro.
Mais lidas