Futebol

Ex-Vasco e hoje no Botafogo, Jean projeta clássico deste sábado (23)

Adversário vice-líder, invicto e sensação no Campeonato Argentino. A missão que parecia quase impossível foi alcançada com êxito pelo Botafogo, que eliminou o Defensa y Justicia da Sul-Americana após duas vitórias - derrubou a invencibilidade de 11 jogos dos hermanos. Agora, a chave alvinegra muda para o Campeonato Carioca, e a equipe de Zé Ricardo tem pela frente o Vasco, um rival também invicto na temporada.

Mais um teste importante para o Botafogo? Sim. Porém, um teste também para o Vasco. É o que garante Jean. O volante acredita que o Alvinegro será um dos adversários mais competitivos do Cruz-Maltino na temporada.

"O Vasco é uma equipe que a gente tem que respeitar, estão invictos no Carioca. Mas sabemos do nosso potencial, o que temos criado, então eles terão um bom teste também. Acredito que, do nível de equipes que eles estão pegando, pegar o Botafogo agora vai ser um grande teste para eles também, não só para nós", afirmou Jean.

O jogador alvinegro fez questão de destacar a importância da festa de ambas as torcidas para o clássico e lembrou as cenas lamentáveis da final da Taça Guanabara:

- Um clássico muito importante pra nós. A gente tem outro pensamento agora para a Taça Rio. Não tem como deixar para depois. A Taça Guanabara era um momento de preparação e agora começa um outro campeonato para a gente. A gente espera que a torcida faça uma linda festa, diferentemente do que foi o último clássico aqui no Rio de Janeiro, aquela coisa horrorosa. Tem tudo para ser um grande clássico, tanto dentro quanto fora de campo.

Campeão da Taça Guanabara em cima do Fluminense, o Vasco venceu todos os sete jogos que disputou na primeira fase do estadual. Pela Copa do Brasil, também não foi batido. Empatou com o Juazeirense-BA e passou pelo Serra-ES, garantindo vaga na próxima etapa da competição nacional.

Se o rival carioca está voando neste início do ano, o Bota tem motivos suficientes para entrar confiante no clássico válido pela primeira rodada da Taça Rio. O Alvinegro vive seu melhor momento na temporada, com quatro vitórias consecutivas - três delas significaram passar de fase na Copa do Brasil e na Sul-Americana.

O Botafogo voltou ao Brasil na noite desta quinta após golear o Defensa por 3 a 0 na quarta. Em Buenos Aires, o time treinou na manhã seguinte ao confronto: atletas que jogaram fizeram regenerativo, e os demais realizaram atividade na academia. Nesta sexta, o time treina à tarde visando o clássico, praticamente um dia para se preparar... O que Zé Ricardo vai encontrar neste sábado?

Ao lado do Fluminense, o Vasco é o time com mais gols marcados na Taça Guanabara: balançou as redes 13 vezes.

É também a equipe que menos levou gols: sofreu apenas dois tentos na primeira etapa do Campeonato Carioca, na vitória por 5 a 2 sobre o Resende.

O Cruz-Maltino venceu os dois clássicos que disputou no ano, ambos contra o Fluminense. O Tricolor, assim como o Flamengo, venceu um e perdeu um. O Alvinegro perdeu o único que disputou: 2 a 1 para o Rubro-Negro na Taça Guanabara.

Essa tem sido uma estratégia do Vasco em 2019. Com Danilo Barcelos, o time já marcou dois gols de falta no estadual. Antes, o último gol nesse tipo de lance tinha sido em novembro de 2017.

Assim como o Botafogo, o Vasco começou o ano reformulado. Lucas Mineiro, contratado, e Marrony, da base, ganharam espaço no elenco e têm apresentado bom futebol. Castan começou a temporada muito seguro na defesa. Na frente, Maxi López é sempre perigoso. O Cruz-Maltino faz um jogo de paciência: marca forte e espera os espaços aparecerem.

O que projetam os jogadores?

Além de Jean, Erik, destaque do time na temporada, e Leo Valencia, que pode fazer seu primeiro jogo no ano neste sábado, também falaram sobre o clássico.

- Um grande clássico. O Vasco está fazendo um belíssimo trabalho também. Não temos muito tempo para trabalhar, mas temos jogadores de qualidade no grupo e, com certeza, poderemos conquistar um grande resultado - destacou Erik.

- A gente tem que ganhar em casa, fazer um bom jogo. Clássico é diferente, todo mundo gosta de jogar. Vamos descansar e nos preparar para ganhar em casa - declarou Valencia.

Botafogo e Vasco se enfrentam às 19h30 (de Brasília) deste sábado, no Estádio Nilton Santos, pela primeira rodada da Taça Rio.

Fonte: ge
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir