Engana-se quem pensa que Vitinho será o único representante do Botafogo na Seleção nesta Data Fifa. Marcos Felipe, de apenas 18 anos, foi chamado para participar das atividades da equipe comandada por Carlo Ancelotti na Granja Comary, em Teresópolis. Mas quem é Marquinhos? O ge traz detalhes sobre o jovem zagueiro.
Contratado do rival Vasco em julho de 2024, Marquinhos atua tanto como zagueiro quanto volante e rapidamente se destacou nas categorias de base do Alvinegro. A curiosidade é que ele foi encontrado no rival após uma análise de jogadores pouco utilizados nos clubes do Rio e estava sem minutagem no time sub-17 vascaíno. Na negociação para trazê-lo, o Alvinegro deixou um percentual dos direitos com o rival - cerca de 20%.
Internamente, ele é apontado como uma das joias do clube, com potencial de crescimento esportivo e valorização futura, mas entende-se que ele ainda tem um caminho a seguir por recém ter chegado ao sub-20. Na tarde da última quinta-feira, marcou um dos gols da vitória alvinegra por 3 a 1 sobre o Sampaio Corrêa, pelo Carioca da categoria.
Quando chegou ao Botafogo, no ano passado, Marquinhos assumiu a braçadeira de capitão do sub-17 e ajudou a equipe a conquistar a Dallas Cup e a Copa Rio, além de ser peça importante na campanha que terminou com o vice-campeonato da OPG - não jogou a final em função de uma lesão. Ele também contribuiu para que o time alcançasse a semifinal do Brasileiro sub-17.
Profissionais que acompanham o dia a dia do clube elogiam a inteligência de Marquinhos, tanto na defesa quanto na saída de bola. Com bom controle da posse e capacidade de impor dificuldade aos adversários, ele também se destaca na transição ofensiva.
- É muito técnico, tem boa relação com bola e sabe se movimentar bem, dando linha de passe na construção de jogadas. É um atleta bastante inteligente. A união da técnica com a capacidade cognitiva favorece muito seu jogo - disse Rodrigo Bellao, treinador do time sub-20 alvinegro, ao ge.
Assim como outros jogadores do sub-20, que agora estão treinando do CT Lonier, o jovem vem sendo monitorado de perto para, futuramente, integrar o time profissional. Ele já participou de jogos contra o time principal, mas sabe-se que ele ainda precisa entregar em sua categoria - Justino e Kauã Branco são a dupla de zaga no time titular. No ano passado, aos 17 anos, ele alternava entre as equipes sub-17 e sub-20.
Mas se não é titular, por que foi escolhido para treinar com a Seleção? A escolha é feita por avaliadores da seleção brasileira, que normalmente escolhem atletas que não conseguem observar em jogos e para não desfalcarem os os times nas competições. Ou seja, reservas com potencial de serem selecionados para a respectiva categoria - Marquinhos, inclusive, nunca foi convocado para nenhuma categoria.
Em 2025, Marquinhos começou a temporada como titular na Copinha e, até agora, soma 31 jogos e um gol marcado, consolidando-se como uma peça importante nas categorias de base do Botafogo, que passou por reformulação recente.
O Botafogo se reapresenta na tarde de quarta-feira para retomar os treinos em meio à data Fifa. O próximo compromisso do Alvinegro é no dia 11 de setembro, contra o Vasco, na volta das quartas de final da Copa do Brasil. Na ida, os times empataram por 1 a 1.