Futebol

Expectativa é de que algumas negociações avancem a partir de segunda

Apertem o cinto, torcedores do Vasco! Foi dada a largada ao período de negociações e transferências, o primeiro do clube com dinheiro e recursos da 777 Partners, acionista majoritária da SAF vascaína. Estão (e continuarão) sendo dias agitados no noticiário.

O Vasco age de maneira inquieta no mercado, embora ainda não tenha contratado uma nova comissão técnica depois da saída de Jorginho. A segunda-feira passada, dia seguinte à vitória sobre o Ituano que selou o acesso à Série A, foi o único dia que o diretor esportivo Paulo Bracks se deu o luxo de tirar folga. Da terça em diante, foram feitos contatos com dezenas de jogadores e seus representantes.

Junior Urso, que estava no Orlando City, por exemplo, tem acerto com o Vasco e pode ser o primeiro reforço da equipe para 2023. O atacante Pedro Raul, do Goiás, e o zagueiro Pedro Henrique, do Athletico, também estão no radar do clube. Até o fechamento da janela, deverão ser feitas entre 15 e 20 contratações. Para todas as posições.

A expectativa é de que algumas negociações avancem a partir de segunda-feira, com o fim do Brasileirão.

Bracks é, sozinho, o responsável por comandar esse processo. Ele tem a ajuda de uma equipe com quatro analistas de mercado (Witor Bastos, Ricardo Coelho, Saulo Matos e Rafael Vasconcelos), mas, diferente da estrutura de uma associação, não precisa se reportar a ninguém no futebol do Vasco. O diretor se reporta, sim, ao CEO Luiz Mello, que é o responsável por todos os outros departamentos do clube além do futebol.

O Vasco nesse período inicial ataca o mercado de maneira mais ampla para, em seguida, afunilar os alvos - claro, desde que previamente aprovados no processo de scout. A ideia é a seguinte: por que limitar-se a fazer contato com apenas um jogador se você pode ligar para dez?

Todos os telefonemas e trocas de mensagem são feitos por Paulo Bracks. Raras são as vezes em que, por estar ocupado, ele pede a um dos analistas para estabelecer o primeiro contato. Em meio a um Centro de Treinamentos Moacyr Barbosa repleto de obras, a sala da análise de mercado é a única em operação durante as férias do elenco.

E o treinador?

O Vasco ainda não sabe quem será o treinador na próxima temporada, embora a preferência da 777 seja por um técnico estrangeiro. O favorito é Pablo Vojvoda, que tem contrato só até o fim do ano com o Fortaleza.

A diretoria não vê problema em ir atrás de jogadores no mercado ainda sem ter uma comissão técnica porque já tem definido o perfil do novo treinador. O assunto, no entanto, é mantido no maior sigilo possível.

A partir da definição do novo comandante, deverá ser destravada a questão sobre o que fazer com alguns jogadores do elenco. O capitão Anderson Conceição já acertou novo vínculo até o fim de 2023. A exemplo do zagueiro, Yuri Lara, Thiago Rodrigues e Edimar têm gatilhos de renovação automática em caso de acesso - Luiz Mello disse na sexta-feira que o clube vai respeitar essas cláusulas.

A ideia da diretoria é oferecer a Nenê, 41 anos, um contrato mais curto. Com relação a Alex Teixeira, o clube está aguardando as movimentações no mercado para chegar a uma solução. Ambos têm vínculo só até o fim deste ano.

- Minha ideia é ficar. Estamos conversando, acho que dá para jogar mais um pouquinho (risos). Vamos resolver logo para todos ficarem tranquilos, mas é minha vontade e de todos que estão ali dentro. A SAF e todos demonstraram que eu posso ajudar bastante - disse Nenê em entrevista ao "Tá na Área", do SporTV.

Fonte: ge
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário