Futebol

Expressinho do Vasco vence o primeiro round

Neste domingo, em partida válida pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro, Flamengo e Vasco fizeram a prévia da decisão da Copa do Brasil, que começa a ser disputada na próxima quarta-feira, também no Maracanã. Melhor para Expressinho do Vasco. A equipe de São Januário venceu por 1 a 0, gol de Paulão.

O Vasco levará uma importante vantagem no aspecto psicológico para a decisão da Copa do Brasil. A vitória fez a equipe ganhar quatro posições no Brasileiro, agora é o 11º colocado, com 16 pontos. O Fla caiu do 12º para o 14º, com os mesmos 14 pontos, lugar e os dias que antecedem a finalíssima prometem ser quentes na Gávea.

Esquecer a grande decisão foi uma missão quase impossível nos dois lados do clássico. O vexame na rodada de meio de semana do Brasileiro - o Flamengo foi humilhado pelo Paraná, que venceu por 4 a 1, em Volta Redonda, enquanto o Vasco perdeu de 4 a 2 para o Palmeiras, em São Paulo - não teve a dimensão esperada em razão da finalíssima.

Adversários de maior rivalidade do futebol carioca, Flamengo e Vasco decidiram apostar todas as suas fichas no título da Copa do Brasil. Renato Gaúcho, preocupado, tentou adotar o mistério como tática e escalou a equipe reserva do Vasco - o goleiro Cássio foi o único titular. Não menos preocupado, Ney Franco preferiu manter a base da equipe titular após a derrota para o Paraná.

No entanto, Ney Franco surpreendeu ao escalar o jovem atacante Fabiano Oliveira no lugar de Ramírez. Renato também foi poupado, sendo substituído por Léo Medeiros. Apesar das mudanças, o Flamengo, com sete titulares, não demorou a tomar o controle da partida. O Vasco até esboçou uma reação no início do clássico, mas sucumbiu em poucos minutos.

Diferentemente, o Fla cresceu a cada ataque, mas pecou nas finalizações. No primeiro tempo, quatro oportunidades foram criadas. Na mais bonita, Toró lançou Leonardo Moura, que livrou-se da marcação de Ygor com um chapéu, chutou mal e desperdiçou o ataque.

No entanto, foi Luizão quem perdeu a chance mais concreta no fim do primeiro tempo. Numa jogada parecida com a da partida entre França e Brasil, que custou a nossa eliminação na Copa da Alemanha, Léo Medeiros, no papel de Zidane, cruzou bem. A bola desviou na cabeça de Ronaldo Angelim, mas Luizão não teve a mesma competência de Henry.

O Vasco se limitou a responder o Flamengo nos contra-ataques, que também prometem ser a principal arma do Vasco na decisão da Copa do Brasil. Mas sem a qualidade de Ramon, Morais e Edílson as tentativas não foram bem executadas. Com uma forte marcação, o Vasco conseguiu suportar a pressão do Flamengo e o primeiro tempo terminou 0 a 0.

Toró, machucado, deu lugar a Marcelinho no segundo tempo. Com a mudança, Leonardo Moura foi deslocado para o meio-de-campo. No Vasco, Hugo, de 17 anos, foi substituído pelo também jovem Madson. As duas equipes não melhoraram com as alterações.

O segundo tempo seguiu sem emoção. Porém, num desses raros momentos, Luizão perdeu outro gol que não está acostumado. Preocupado com a integridade física de sua equipe, Ney Franco tirou Luizão e Renato Augusto para as entradas de Obina e Walter Minhoca.

A falta de atitude dos titulares do Fla animou os reservas do Vasco, que conseguiu marcar depois de uma falha da defesa rubro-negra. Renato Augusto não subiu com Paulão, que de cabeça, marcou. Faioli ainda atrapalhou o goleiro Diego. No desespero do Fla, o Expressinho ainda criou boas jogadas e poderia ter aumentado sua vantagem.

FICHA TÉCNICA

Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data/Hora: 16/7/2006 - 18h10min

Árbitro: Wílson Luiz Seneme (SP)
Assistentes: Marinaldo Silvério e Márcio Luiz Augusto (SP)

Público e renda: 7.774 e R$ 95.089

Gols: Paulão 30\"/2T (0x1)
Cartões amarelos: Léo Medeiros, Renato Silva e (FLA); Éder e (VAS)
Cartões vermelhos: -

FLAMENGO: Diego, Leonardo Moura, Renato Silva, Ronaldo Angelim e André; Paulinho, Toró (Marcelinho - intervalo), Léo Medeiros e Renato Augusto (Walter Minhoca - 19\"/2T); Fabiano Oliveira e Luizão (Obina - 19\"/2T).
Técnico: Ney Franco.

VASCO: Roberto, Claudemir, Paulão, Éder e Hugo (Madson - intervalo); Ygor, Roberto Lopes, Alberoni (Amaral - 30\"/2T) e Abedi; Ernane e Faioli (Ricardinho - 39\"/2T).
Técnico: Renato Gaúcho.

Fonte: Lancepress
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir