Futebol

Fagner comemora volta à boa fase do parceiro Eder Luis

Rápido, inteligente, garçom, incansável, desafogo. Essas são algumas das qualidades atribuídas a Eder Luis por seus companheiros, jogadores ou integrantes da comissão técnica do Vasco. Mas seja qual adjetivo escolhido, é consenso que trata-se de alguém com uma característica única no elenco. Por isso, o grupo celebra o reencontro do camisa 7 com sua melhor forma, aós quase quatro meses parado por causa de uma cirurgia no pé esquerdo. As atuações contra Macaé, pelo Campeonato Carioca, e Alianza Lima, pela Libertadores, mostraram que o time cruz-maltino voltou a contar verdadeiramente com seu Ligeirinho.

Rápido, sim, mas não somente. Parceiro de jogadas pela direita, Fagner classifica Eder Luis como alguém que consegue combinar sua velocidade com inteligência que o fazem uma peça considerada fundamental para o esquema tático do Vasco.

- Muitas vezes o jogador rápido não raciocina com a mesma velocidade. O Eder corre e pensa rapidamente, o que nos ajuda muito. Sabíamos que ele demoraria a pegar novamente o ritmo porque vinha de uma cirurgia. E agora felizmente está voltando ao que sempre foi - avaliou Fagner.

Em São Januário, ninguém escondeu que o desfalque de Eder Luis causou impacto, principalmente porque o Vasco não estava acostumado a jogar sem ele. Afinal, em 2011, o atacante foi o terceiro que mais disputou jogos pela equipe, ao lado de Dedé. Foram 61 partidas, ficando atrás apenas de Fernando Prass (75) e Romulo (62). Desde o retorno - na vitória por 2 a 0 sobre o Olaria, dia 3 de março - Eder Luis disputou sete jogos e marcou três gols, sete a menos do que em toda a última temporada.

Nos primeiros dois meses de 2012, quando Eder Luis vivia a reta final de sua recuperação, Cristóvão Borges apostou em Wiliam Barbio para substituir o titular e mudar o menos possível a cara do Vasco. No entanto, o treinador sempre deixou claro que a equipe não tinha um jogador com as características do camisa 7. Consciente de sua importância, ele garante lidar bem com a responsabilidade.

- Quando o Cristóvão apostou, o Barbio deu conta. Mas ele é um garoto e está no começo. No momento que você adquire experiência e amadurece, é uma pressão a mais. Eu gosto disso e estou preparado. Estou sempre à disposição para ajudar o Vasco. Senti nos últimos dois jogos que evoluí muito - disse Eder Luis.

À disposição também para enfrentar o Flamengo, neste sábado. Apesar de admitir o desgaste pela sequência de partidas, Eder Luis tem sempre em mente o longo período longe dos gramados - foram alguns meses sem sequer poder chutar uma bola - por causa da fratura no pé. Por isso, não pensa em ficar fora do clássico válido pela sétima rodada da Taça Rio.

- Fiquei quatro meses parado e estou bem descansado - brincou o atacante.

Fonte: ge
  • Sábado, 16/05/2026 às 18h30
    Vasco Vasco 1
    Internacional Internacional 4
    Campeonato Brasileiro - Série A Beira Rio
  • Quarta-feira, 20/05/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Olimpia Olimpia
    Copa Sul-Americana Defensores del Chaco
  • Domingo, 24/05/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 27/05/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Barracas Barracas
    Copa Sul-Americana São Januário
  • Domingo, 31/05/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Atlético-MG Atlético-MG
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
Artilheiro
Spinelli 6
Jogos
Vitórias 13 (41,94%)
Empates 9 (29,03%)
Derrotas 9 (29,03%)
Total 31
Gols
Marcados 45 (56,25%)
Sofrido 35 (43,75%)
Total 80
Saldo 10
Cartões
Amarelos 63 (90,00%)
Vermelhos 7 (10,00%)
Total 70