Futebol

Fagner é o vascaíno que fica mais tempo com a bola em média

O Vasco finaliza mais (erra mais a direção do gol, é verdade), rouba mais bolas e dribla mais. O Flamengo fica mais com ela nos pés, troca muito mais passes e cruza mais. Com estilos e objetivos diferentes, o Clássico dos Milhões dá as caras pela primeira vez no Engenhão, hoje, às 18h30m. Os vascaínos sonham fincar de vez a bandeira na briga por uma vaga na Libertadores. Já o Rubro-negro, atual campeão brasileiro, se contenta em deixar a zona de rebaixamento no passado e garantir vaga na Sul-Americana de 2011.

Cada qual à sua maneira, Vasco e Flamengo convivem com os gols de forma semelhante. O time de PC Gusmão, que foi dirigido por Celso Roth até a oitava rodada, marcou 34 gols e sofreu 32. O Rubro-negro, hoje comandado por Vanderlei Luxemburgo (guru de PC Gusmão) e que teve também Rogério Lourenço e Silas de técnico, fez 33 gols e sofreu os mesmos 32 do rival.

— Se der para buscar a vaga, ótimo. Mas temos que conseguir sempre o objetivo máximo na competição que são as vitórias. A começar contra o Flamengo — afirmou PC.

— Não importa quem entra e quem sai. O bom é que os jogadores já sabem o desenho que quero para o time — disse Vanderlei.

Com estilo de forte marcação e saída em velocidade, principalmente com Éder Luís e Zé Roberto, o Vasco mostrou mais eficiência até agora. Somou 41 pontos. O Flamengo, com um futebol cadenciado e de toques, está cada vez mais dependente dos laterais Leo Moura e Juan. Eles são os jogadores que mais ficam com a bola na equipe. Disparado. Aliás, de todo o campeonato. Leo Moura lidera o quesito e fica em média 2m20s com a redonda nos pés em cada jogo. Juan é o segundo (2m07s). Para se ter uma ideia, o jogador que mais posse tem no Vasco é Fagner, com média de 1m26s.

Mas o Vasco também tem o seu campeão de audiência. E é no quesito roubadas de bola. Dedé já realizou 114 desarmes em todo o campeonato. Ele supera o rubro-negro Willians, outro especialista no fundamento, que tirou 96 bolas dos pés dos adversários. É bem verdade que o volante do Flamengo disputou 21 partidas na competição, contra 29 do zagueiro vascaíno.

Seja como for, Vasco e Flamengo são rivais até nas roubadas de bola. O Engenhão conhecerá esse encanto hoje.

Fonte: Extra
  • Domingo, 31/05/2026 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Atlético-MG Atlético-MG 1
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 22/07/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Independiente Medellín Independiente Medellín
    Copa Sul-Americana Atanasio Girardot
  • Quarta-feira, 29/07/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Independiente Medellín Independiente Medellín
    Copa Sul-Americana São Januário
  • Quarta-feira, 22/07/2026
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/07/2026
    Vasco Vasco
    Mirassol Mirassol
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
Artilheiro
Spinelli 6
Jogos
Vitórias 14 (40,00%)
Empates 9 (25,71%)
Derrotas 12 (34,29%)
Total 35
Gols
Marcados 49 (53,85%)
Sofrido 42 (46,15%)
Total 91
Saldo 7
Cartões
Amarelos 70 (89,74%)
Vermelhos 8 (10,26%)
Total 78