Futebol

Fagner é o vascaíno que fica mais tempo com a bola em média

O Vasco finaliza mais (erra mais a direção do gol, é verdade), rouba mais bolas e dribla mais. O Flamengo fica mais com ela nos pés, troca muito mais passes e cruza mais. Com estilos e objetivos diferentes, o Clássico dos Milhões dá as caras pela primeira vez no Engenhão, hoje, às 18h30m. Os vascaínos sonham fincar de vez a bandeira na briga por uma vaga na Libertadores. Já o Rubro-negro, atual campeão brasileiro, se contenta em deixar a zona de rebaixamento no passado e garantir vaga na Sul-Americana de 2011.

Cada qual à sua maneira, Vasco e Flamengo convivem com os gols de forma semelhante. O time de PC Gusmão, que foi dirigido por Celso Roth até a oitava rodada, marcou 34 gols e sofreu 32. O Rubro-negro, hoje comandado por Vanderlei Luxemburgo (guru de PC Gusmão) e que teve também Rogério Lourenço e Silas de técnico, fez 33 gols e sofreu os mesmos 32 do rival.

— Se der para buscar a vaga, ótimo. Mas temos que conseguir sempre o objetivo máximo na competição que são as vitórias. A começar contra o Flamengo — afirmou PC.

— Não importa quem entra e quem sai. O bom é que os jogadores já sabem o desenho que quero para o time — disse Vanderlei.

Com estilo de forte marcação e saída em velocidade, principalmente com Éder Luís e Zé Roberto, o Vasco mostrou mais eficiência até agora. Somou 41 pontos. O Flamengo, com um futebol cadenciado e de toques, está cada vez mais dependente dos laterais Leo Moura e Juan. Eles são os jogadores que mais ficam com a bola na equipe. Disparado. Aliás, de todo o campeonato. Leo Moura lidera o quesito e fica em média 2m20s com a redonda nos pés em cada jogo. Juan é o segundo (2m07s). Para se ter uma ideia, o jogador que mais posse tem no Vasco é Fagner, com média de 1m26s.

Mas o Vasco também tem o seu campeão de audiência. E é no quesito roubadas de bola. Dedé já realizou 114 desarmes em todo o campeonato. Ele supera o rubro-negro Willians, outro especialista no fundamento, que tirou 96 bolas dos pés dos adversários. É bem verdade que o volante do Flamengo disputou 21 partidas na competição, contra 29 do zagueiro vascaíno.

Seja como for, Vasco e Flamengo são rivais até nas roubadas de bola. O Engenhão conhecerá esse encanto hoje.

Fonte: Extra
  • Quarta-feira, 11/02/2026 às 21h30
    Vasco Vasco 0
    Bahia Bahia 1
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quinta-feira, 26/02/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Santos Santos
    Campeonato Brasileiro - Série A Vila Belmiro
  • Quinta-feira, 12/03/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 15/03/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A Mineirão
  • Quarta-feira, 18/03/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 22/03/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
Artilheiro
Puma 3
Philippe Coutinho 3
Jogos
Vitórias 3 (33,33%)
Empates 3 (33,33%)
Derrotas 3 (33,33%)
Total 9
Gols
Marcados 11 (61,11%)
Sofrido 7 (38,89%)
Total 18
Saldo 4
Cartões
Amarelos 11 (84,62%)
Vermelhos 2 (15,38%)
Total 13