Futebol

Falta de equilíbrio na defesa liga alerta em estreia; análise

O Vasco estreou com vitória no Carioca. Com grande atuação de Philippe Coutinho e Rayan, o Cruz-Maltino goleou o Maricá por 4 a 2, nesta quinta-feira (15), em São Januário, pela primeira rodada da Taça Guanabara. Apesar do resultado, a falta de equilíbrio entre ataque e defesa ligou um alerta já no início da temporada.

No ataque, o Vasco se saiu muito bem diante do Maricá. Coutinho e Rayan foram os principais destaques do time, participando de dois gols cada. O camisa 10 fez um gol e deu uma assistência, enquanto o atacante, que pode estar de saída para o Bournemouth, da Inglaterra, marcou duas vezes. A defesa, por outro lado, deu sustos.

No primeiro tempo, o Vasco sofreu dois gols — mas um dos gols do Maricá foi anulado por impedimento. Na reta final do primeiro tempo, Lucas Piton foi expulso após perder uma bola na entrada da área e impedir o atacante do Maricá prosseguir em direção ao gol. Na etapa final, foi vazado mais uma vez. Os dois gols do adversário, aliás, saíram em bola aérea.

A busca por consistência é o principal objetivo do técnico Fernando Diniz para 2026. O Vasco, inclusive, contratou o zagueiro Alan Saldivia, que estava no Colo-Colo, do Chile, e reformulou a defesa com saídas de nomes como Maurício Lemos e Lucas Oliveira. Apesar da vitória tranquila na estreia, o Cruz-Maltino deu sinais que ainda está longe da consistência entre ataque e defesa.

Fonte: O Dia
  • Domingo, 03/05/2026 às 16h00
    Vasco Vasco 2
    Flamengo Flamengo 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Quarta-feira, 06/05/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Audax Italiano Audax Italiano
    Copa Sul-Americana Estádio Bicentenario de La Florida
  • Domingo, 10/05/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 13/05/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Paysandu Paysandu
    Copa do Brasil São Januário
  • Sábado, 16/05/2026 às 18h30
    Vasco Vasco
    Internacional Internacional
    Campeonato Brasileiro - Série A Beira Rio
Artilheiro
Puma 5
Spinelli 5
Jogos
Vitórias 10 (37,04%)
Empates 9 (33,33%)
Derrotas 8 (29,63%)
Total 27
Gols
Marcados 38 (56,72%)
Sofrido 29 (43,28%)
Total 67
Saldo 9
Cartões
Amarelos 51 (91,07%)
Vermelhos 5 (8,93%)
Total 56