Futebol

Faltam "só" 32 pontos para o Vasco subir

Todo torcedor vascaíno precisa de apenas uma certeza no fim do ano: a de encontrar o time de Dorival Júnior com 65 pontos em 38 jogos após a última rodada da Série B. De acordo com o matemático Tristão Garcia, esse é o número mágico do acesso à Primeira Divisão. A duas rodadas do fim do primeiro turno, pode-se dizer que o Vasco se apressou e garantiu a metade do trabalho antes do previsto. Com 33 pontos, o time já vive contagem regressiva na Segundona.

A fórmula para terminar a temporada com a satisfação do dever cumprido é simples. Caso supere a Portuguesa, sábado, no Canindé, o Vasco precisará apenas vencer os dez jogos restantes em casa para se garantir matematicamente no grupo dos quatro primeiros colocados. Se mantiver o desempenho dos últimos quatro jogos na Colina, os torcedores já podem se alegrar.

– Esperamos que aconteça rapidamente. Quando chegarmos ao primeiro lugar, não vamos sair mais. Contra o América-RN, mostramos que quando não dá na bola a gente vai buscar na força mesmo – disse o apoiador Carlos Alberto.

É bom mesmo o capitão vascaíno não querer largar a dianteira da Série B. Nem o mérito de terminar o primeiro turno na liderança significa certeza de classificação no fim das contas. O Criciúma, em 2007, era líder com 37 pontos e ficou fora da Primeira Divisão no ano seguinte. Quando o assunto é G4 após 19 rodadas, a situação fica ainda mais complicada. Em 2006 e 2007, apenas um clube conseguiu se manter entre os quatro primeiros depois de virar o turno na condição privilegiada. No ano passado, Corinthians e Avaí tiveram fôlego para seguirem no topo da tabela.

– Eu enxergo que as coisas vão acontecer naturalmente em termos de liderança se conseguirmos manter essa postura. Acredito que o Vasco demonstrou muita força contra o América-RN – disse o técnico Dorival Júnior.

No momento, a expectativa fica em cima da possibilidade de o Vasco igualar a campanha do Corinthians no ano passado. Caso vença Portuguesa e Ipatinga, o time de São Januário terminará o primeiro turno com o mesmo número de pontos dos paulistas: 39. E que venha o segundo turno!

Fonte: Lancenet!
  • Quarta-feira, 11/02/2026 às 21h30
    Vasco Vasco 0
    Bahia Bahia 1
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quinta-feira, 26/02/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Santos Santos
    Campeonato Brasileiro - Série A Vila Belmiro
  • Quinta-feira, 12/03/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 15/03/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A Mineirão
  • Quarta-feira, 18/03/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 22/03/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
Artilheiro
Puma 3
Philippe Coutinho 3
Jogos
Vitórias 3 (33,33%)
Empates 3 (33,33%)
Derrotas 3 (33,33%)
Total 9
Gols
Marcados 11 (61,11%)
Sofrido 7 (38,89%)
Total 18
Saldo 4
Cartões
Amarelos 11 (84,62%)
Vermelhos 2 (15,38%)
Total 13