Futebol

Feminino: Anny lidera artilharia do Vasco no Carioca

A infância de Anny Freitas pode ser resumida em uma única palavra: futebol. A casa da atacante em Marabá, no Pará, ficava estrategicamente localizada na frente de um campinho, onde ela passava seus dias jogando com seus amigos. Há uma semana, seu talento desfilou em outro campo: a camisa 9 do Vasco marcou cinco dos 15 gols na goleada sobre a Cabofriense.

Para chegar ao Vasco, Anny teve de superar a péssima estrutura para praticar a modalidade no Pará. Seus pais, Iranildes e Carlos, sempre incentivaram o esporte na família e criaram o Centro Esportivo Bola de Ouro para que Anny e seu irmão tivessem onde treinar. No início, eles tentaram conseguir apoio financeiro da prefeitura de Marabá, mas tiveram o pedido negado.

- Eles (pais) montaram uma escolinha do zero para que eu e meu irmão continuássemos jogando. No início, meu pais tiravam dinheiro do próprio bolso para pagar a inscrição do time e podermos participar dos campeonatos.

Com o esforço dos pais, Anny conseguiu uma vaga na equipe do Paysandu aos 16 anos e foi morar com a tia Ângela em Barcarena. Todos os dias acordava às cinco da manhã para pegar a barca de Barcarena até Belém e depois entrava em um ônibus até o treino. O trajeto todo durava em média três horas.

Pelo fato de a tia ser vascaína, Anny sempre teve o sonho de vestir camisa do Vasco, e a chance veio quando o Paysandu enfrentou o clube carioca no Brasileiro Sub-18 de 2019. Naquela partida, viram o talento da atacante e, na temporada seguinte, Anny embarcou para o Rio de Janeiro sozinha para viver seu sonho.

- Quando eu cheguei no clube minha tia falava brincando: "Não esquece de mim, traz uma camisa do Vasco para mim". É uma sensação incrível poder jogar aqui, essa camisa é muito pesada, eu não tenho palavras pra descrever.

Hoje, Anny vive seu melhor momento no Vasco e lidera, até agora, a artilharia do estadual 2021 com cinco gols, seguida de Kélen do Botafogo, com quatro gols. O Vasco volta a campo neste domingo, às 15 horas, contra o Serra Macaense, no CT Artsul.

Confira os jogos da segunda rodada do Carioca Feminino 2021:

Foto: Divulgação/FERJ

Fonte: ge
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri