Futebol

Feminino: Atletas que jogaram as primeiras Copas do Mundo serão homenageadas

A Confederação Brasileira de Futebol irá homenagear as atletas que integraram a Seleção Brasileira de Futebol Feminino na disputa do Primeira Copa do Mundo de Futebol Feminino FIFA. No ano em que se celebra a marca dos 30 anos de história, o evento irá reunir, nos dias 19 e 20 de novembro, na Granja Comary, em Teresópolis (RJ), a geração de pioneiras para dois dias de celebrações.

O anúncio foi feito nesta terça-feira (9) durante a convocação das Guerreiras do Brasil para os compromissos de novembro, e contou com a presença de Ednaldo Rodrigues, Presidente em Exercício da CBF, as Coordenadoras de Futebol Feminina da CBF e ex-jogadoras da Seleção, Aline Pellegrino e Duda Luizelli, além da técnica Pia Sundhage, que participou defendendo as cores da Suécia da primeira edição do Mundial. 

O encontro resgata e enaltece a história de mulheres pioneiras na modalidade, que ousaram jogar bola em um período que o futebol era proibido por lei. Entre as homenageadas, estão as atletas que defenderam o Brasil nos anos de 1988 a 1991, período que corresponde a disputa do Torneio Experimental FIFA de Futebol Feminino 1988, o Campeonato Sul-Americano 1991 e o Mundial de 1991. Além das ex-jogadoras, também serão celebradas personalidades que contribuíram para o desenvolvimento da modalidade.

Ex-atletas da Seleção Feminina e, atualmente, Coordenadoras de Futebol Feminino da CBF, Aline Pellegrino e Duda Luizelli, exaltaram o reconhecimento de uma geração que abriu espaço para que outras mulheres pudessem sonhar com a carreira nos gramados.

"Nada mais justo a gente, que conhece a história do futebol feminino de anos de luta e resiliência, reconhecer as nossas pioneiras do futebol feminino. É com uma alegria imensa que a CBF homenageia essas meninas que começaram nesse esporte que a gente ama tanto que é o futebol feminino", declarou Duda Luizelli.

"Quando a gente tem a condição de ver esse evento acontecendo, esse resgate histórico das pioneiras, depois de 30 anos, e poder dar visibilidade que a minha geração, em 2007, teve um pouquinho, a da Duda teve menos, você pode resgatar e dar visibilidade às pioneiras que realmente viveram a proibição, que jogaram escondido. São esses momentos que vão dizer muito sobre as conquistas que vamos ter daqui pra frente, tanto em competições quanto em Seleções. Porque eu acho que é um momento que está todo mundo junto, a gente consegue olhar para frente e ter colocado todo mundo dentro do mesmo barco e quem começou essa história foram as pioneiras," comentou Aline Pellegrino.

Lista de convocadas: 

Goleiras

Lica (In memoriam)
Simone (In memoriam)
Meg
Miriam

Laterais

Marisa
Fanta
Suzana
Rosa

Zagueiras

Elane
Suzy
Sandra
Solange (Soró)
Dai

Meio-campistas

Lúcia Feitosa (Lucy Alves)
Pelezinha
Marcinha
Fia Paulista
Fia Carioca 
Russa
Sissi
Márcia Taffarel
Cenira
Danda

Atacantes

Cebola
Roseli
Michael Jackson
Flordelis
Adriana
Nalvinha
Pretinha

Copa do Mundo FIFA China 1991

No dia 17 de novembro de 1991, o Brasil estreou na competição diante do Japão e venceu por 1 a 0, com gol da zagueira Elane aos 4 minutos do primeiro tempo. Na segunda rodada, a Seleção foi superada pelo placar de 5 a 0 contra os Estados Unidos, que se tornaria, posteriormente, o campeão daquela edição do torneio. Na última rodada, o compromisso foi diante da Suécia. Entre as estrelas do elenco adversário estava a atual técnica do Brasil, Pia Sundhage. Na ocasião, melhor para as europeias, que venceram por 2 a 0 e interromperam a trajetória brasileira em seu primeiro campeonato oficial.

As convocadas de 1991: Meg, Miriam, Marisa, Fanta, Elane, Nalvinha, Danda, Solange, Marcia Tafarel, Pelezinha, Marcia Honório, Fia, Cenira, Pretinha, Roseli, Adriana e Dai.

Torneio Experimental de Futebol Feminino 1988

O Torneio Experimental de Futebol Feminino 1988 foi o primeiro grande passo para a Copa do Mundo Feminina FIFA 1991. Cinco anos após a regulamentação do futebol feminino no país, o Brasil conquistou um honroso terceiro lugar.

A estreia da Seleção foi no dia 1º de junho diante da Austrália, no jogo um revés por 1 a 0. Na segunda rodada, o Brasil se recuperou e derrotou a Noruega por 2 a 1. O último compromisso que sacramentou a classificação para a fase mata-mata foi contra a Tailândia, quando a Canarinho goleou as rivais por 9 a 0.

Nas quartas de final, o Brasil venceu a Holanda por 2 a 1 e assegurou sua sobrevivência na competição. Já nas semifinais, a Seleção reencontrou a Noruega, a qual já havia vencido na Fase de Grupos. No entanto, no duelo mata-mata, as europeias levaram a melhor por 2 a 1 e avançaram para a decisão.

Na disputa do terceiro lugar, a Canarinho mediu forças diante sas donas da casa, as chinesas. Após empate sem gols com a bola rolando, a decisão foi para as penalidades. Na marca da cal, o Brasil levou a melhor e conquistou a medalha de bronze ao superar a China por 4 a 3. O título do Torneio Experimental de Futebol Feminino 1988 ficou com a Noruega, que derrotou a Suécia na final, por 1 a 0.

As convocadas de 1988: Lica, Simone, Marisa, Fanta, Suzana, Elane, Suzy, Sandra, Lucia, Pelezinha, Marcinha, Fia Paulista, Russa, Sissi, Cebola, Roseli, Michael Jackson e Flordelis.

Foto: Acervo Pessoal

Fonte: CBF
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário