A USS/Vassouras joga neste sábado, dia 22, às 15 horas, no estádio Ernani do Amaral Peixoto para confirmar a classificação às semifinais do Campeonato Carioca. Um empate garante não só a vaga, como a classificação no primeiro lugar no grupo B. Só uma combinação de resultados tira o time da Universidade Severino Sombra do grupo dos quatro melhores times do futebol feminino fluminense: uma derrota em casa, vitória do Tigres sobre o Parati por diferença superior a sete gols e vitória do Friburguense sobre o Volta Redonda.
Para ficar com a primeira colocação do grupo, a USS precisa de um empate. Neste caso, para alcançar as vassourenses, as jogadoras do Friburguense precisariam bater o Voltaço por improváveis 13 gols de diferença. Um dia depois de comemorar seu aniversário de 111 anos, o Vasco entra em campo eliminado. No grupo A, Cepe Caxias e Volta Redonda garantiram as vagas com rodadas de antecipação. O time caxiense vai terminar a primeira fase na liderança, vindo a enfrentar o segundo colocado do grupo B nas semifinais.
A situação confortável para garantir a classificação não vai se transformar em relaxamento na partida, garantem as jogadoras. O grupo está focado. Sabemos que um ponto nos classifica, mas vamos entrar para vencer. Temos consciência da nossa oportunidade e acreditamos nesta classificação, explica a lateral-esquerda Monique Gonçalves, que acredita em evolução do time na fase final. Apesar de não termos feito boas partidas contra o Cepe Caxias e o Volta Redonda, o importante é daqui pra frente.
O técnico Anderson Souza também reconhece que a equipe teve uma queda de rendimento nos últimos jogos. Nas duas últimas partidas, o time não rendeu e andou disperso. Regularizada na Federação, Thaynara está de volta ao time. Zagueira titular da Seleção Brasileira na Copa do Mundo Sub-17, ano passado, na Nova Zelândia, a jogadora atuou no primeiro semestre no futebol alemão, mas acabou decidindo regressar a Vassouras. O treinador deve aproveita-la no meio de campo. A escalação mais provável é: Jéssica, Géssica Paty, Luana, Patrícia e Monique Gonçalves; Thaynara, Aline, Ludmila e Elaine; Jaqueline e Tati (Jane).