Vasco e São José empataram por 1 a 1 na tarde desta quarta-feira, no estádio São Januário, no Rio de Janeiro, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro de futebol feminino. Foi o segundo empate seguido das vascaínas, que ficaram no 1 a 1 na estreia diante do Ascoop no Distrito Federal. Foi a estreia das joseenses no torneio, que atuaram sem nove atletas, convocadas para a seleção brasileira.
Larissa marcou o gol do Vasco nos acréscimos do primeiro tempo. Alanna, de pênalti, deu números finais ao confronto no início da segunda etapa. Com dois pontos, o Gigante da Colina fica na segunda colocação do Grupo 2. São José, com o primeiro ponto somado, é o quarto colocado. As posições podem ser alteradas até o final da rodada.
Pelo Brasileiro, as equipes voltam a campo apenas em outubro. No dia 1º, São José, atual campeão da Copa do Brasil, recebe Foz no estádio da AD Parahyba às 15h. O Vasco, que folga na terceira rodada, joga contra o mesmo Foz no dia 9 pela rodada seguinte, no estádio Pedro Basso, em Foz do Iguacu (PR).
O jogo
O Vasco começou a partida tomando a iniciativa do jogo, criando as primeiras chances de gol nos avanços pelas laterais do gramado. A primeira grande chance aconteceu aos 13 minutos, quando Dani Milho foi lançada na cara da goleira Thaís e tocou por cima da arqueira joseense. A bola tocou na trave e voltou nos pés da vascaína Pâmela, que perdeu gol incrível, digno de Inacreditável F.C, mandando por cima do travessão. O volume de jogo vascaíno seguiu maior nos minutos seguintes e resultou em um pênalti aos 30 minutos. Larissa avançou pela direita e cruzou para a área. A bola bateu no braço da zagueira joseense Renata Diniz. Pênalti que Dani Milho acertou a trave esquerda de Thaís, desperdiçando nova chance.
O lance acordou São José, que melhorou no jogo nos minutos seguintes, ficando mais tempo com a posse da bola, na cadência da experiente Formiga no meio campo. Com dificuldades na finalização, as joseenses não conseguiram transformar seu domínio em gol. Quando o primeiro tempo se aproximava do fim sem a rede balançar, o Vasco chegou ao gol. Pâmela deu lindo lançamento para Larissa, que apareceu livre nas costas da defesa para ficar cara à cara com Thaís e bater na saída da goleira para abrir o placar com o pé direito aos 46 minutos.
Empate precoce e ritmo lento
Nem deu tempo do Vasco aproveitar a vantagem conquistada pouco antes do intervalo. Logo aos quatro minutos da etapa final, a atacante do São José, Michelle Carioca, foi derrubada pela goleira Vanessa dentro da área. Pênalti que Alanna cobrou com categoria para deixar tudo igual.
O ritmo de jogo caiu na parte final da partida. Com marcações mais ajustadas e o desgaste acumulado, as equipes criaram poucas chances de gol. Nas poucas oportunidades, as goleiras Thaís e Vanessa se destacaram e evitaram que alguém saísse de campo com a vitória.