Futebol

Feminino: Vasco tenta quebrar tabu de seis anos no Brasileiro

A trajetória do Vasco no Brasileiro Feminino A2 começa neste sábado (11), às 15h, contra o Botafogo, no Estádio Nivaldo Pereira, em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro. O clube está fora da elite do futebol feminino desde 2016, quando participou pela última vez do campeonato principal, e tenta chegar às semifinais para retornar ao A1.

Para a estreia diante do rival, o técnico Antony Menezes e a lateral-direita Índia conversaram com o ge e projetaram a competição. Além de falarem de objetivos a longo prazo no Brasileiro Feminino A2, o treinador e a atleta contaram o que esperam para o clássico deste sábado.

- O clube está olhando para a modalidade de uma forma diferente graças às pessoas que entraram no departamento e mudaram radicalmente o olhar para o futebol feminino, que sempre teve tradição. Esperamos retribuir com muita dedicação e comprometimento para o desenvolvimento da modalidade seguir em evolução - disse Antony, para completar:

- O objetivo do Vasco em qualquer competição, independente da modalidade e gênero, sempre será a busca por títulos. Mas pensando nesse crescimento, o objetivo principal é o acesso para a serie A1 que vamos conquistar jogo a jogo.

Apesar de estar apenas há dois anos no Vasco, Índia tem uma conexão com o clube desde criança, já que o pai é torcedor e sempre acompanhou aos jogos. A lateral direita revelou se apaixonar cada vez mais pelo clube e ressaltou o compromisso com causas sociais.

- Sempre tive esse carinho pelo Vasco. E quando eu cheguei para jogar, que me aprofundei na história, na grandeza do clube e da torcida, todas as bandeiras que o Vasco levanta, me apaixonei ainda mais - contou a jogadora.

Melhor expectativa possível (para o Brasileiro A2). O objetivo é o acesso, buscar o título - diz Índia.

Vasco x Botafogo

Antony Menezes e Índia reconheceram a força do elenco do Botafogo, mas se mostraram confiantes para todo o Brasileiro A2 e reforçaram a importância de iniciar o torneio concentrado e com a equipe unida.

- Temos certeza que será uma partida muito difícil, o adversário já jogou série A1 e tem um forte investimento. Precisamos que nossas atletas estejam preparadas mentalmente para decisões desde a estreia na competição. Nossa equipe já tem estratégia e está preparada para qualquer partida. As meninas estão bem concentradas e sabem a responsabilidade de carregar a cruz de malta no peito - afirmou o técnico do Vasco.

- A mentalidade, claro, é a vitória sempre. O grupo está fechado, unido. Nós vamos dar o melhor sempre, "uma pela outra", como a gente tem falado. Com todo o trabalho árduo que temos feito ao longo desse início de ano, acredito que vamos conseguir estrear com o pé direito sim - finalizou Índia.

Formato do Brasileiro A2

Ao todo, 16 clubes disputarão o acesso à elite do futebol feminino. Divididos em quatro grupos com quatro equipes em cada, os times se enfrentarão em turno e returno e os dois melhores classificados de cada chave avançarão para a fase eliminatória. Os semifinalistas garantirão vaga no Brasileiro A1 2023.

Grupo B

Bahia;

Botafogo;

Fluminense;

Vasco

Calendário da primeira rodada

11/06 - 15h: Vasco x Botafogo

11/06 - 15h: Bahia x Fluminense

Fonte: ge
  • Terça-feira, 02/12/2025 às 19h00
    Vasco Vasco 0
    Mirassol Mirassol 2
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 07/12/2025 às 16h00
    Vasco Vasco
    Atlético-MG Atlético-MG
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena MRV
  • Quinta-feira, 11/12/2025 às 20h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Copa do Brasil Maracanã
  • Domingo, 14/12/2025 às 20h30
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Copa do Brasil Maracanã
Artilheiro
Pablo Vegetti 26
Jogos
Vitórias 22 (33,33%)
Empates 19 (28,79%)
Derrotas 25 (37,88%)
Total 66
Gols
Marcados 91 (51,70%)
Sofrido 85 (48,30%)
Total 176
Saldo 6
Cartões
Amarelos 141 (94,00%)
Vermelhos 9 (6,00%)
Total 150