Clube

Feminino: Verônica Coutinho projeta temporada do Vasco

A temporada para a equipe feminina do Vasco vai começar neste sábado. Repleto de caras novas, a começar pela treinadora, o time vai enfrentar o Botafogo, às 10h, em São Januário. A competição será importante para o clube se preparar para disputar a Série A3 do Campeonato Brasileiro.

O ge entrevistou Verônica Coutinho, que vive a expectativa de estrear à beira do campo como comandante do Vasco. No ano passado, ela atuou como assistente técnica.

Técnica Verônica Coutinho projeta temporada do Vasco feminino

Verônica assumiu o cargo de técnica em dezembro de 2023, mas já está no clube desde maio do ano passado.

- A gente vai chegar muito bem preparadas. Acho que o Vasco fez um planejamento muito correto - resumiu ela.

- Eu busco muito um time intenso, um time organizado, um time compacto, um time agressivo, no sentido de reação, um time bem estruturado e agressivo no sentido de atacar. Não um time recuado ou reativo, mas o que eu mais espero é intensidade e agressividade - completou a técnica.

Entre as caras novas estão as goleiras Taty e Monique e a zagueira Araújo. O Vasco, que perdeu muitas atletas no fim do ano passado, deve anunciar mais reforços em breve. Nesta sexta-feira, as volantes Emilly e Geysna foram anunciadas, assim como as laterais Luana, Emily e Vilmara.

Para Verônica, a Copa Rio será um desafio, que servirá também como preparação para a disputa da Série A3 do Brasileirão.

- Em competição nenhuma o Vasco entra para perder. Vamos brigar pelo título com certeza, mas nosso principal objetivo é o acesso para a Série A2.

A Copa Rio foi criada em 2023 pela Ferj. Pelo regulamento, Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco se enfrentam em turno e returno. O campeão é quem fizer mais pontos após as seis partidas.

A estreia contra o Botafogo será com portões abertos e entrada gratuita limitada para até mil pessoas (Sócios Gigante poderão fazer resgate). Depois, o Vasco vai enfrentar o Fluminense, como visitante, no dia 17 de fevereiro, e encerra o primeiro turno contra o Flamengo, em casa, no dia 24.

Renovação no futebol feminino

O departamento de futebol feminino do Vasco passou por uma reformulação. O clube ainda está muito atrás dos rivais, mas tem evoluído com a profissionalização da modalidade e melhora da estrutura para as atletas. Agora, por exemplo, as jogadoras contam com ônibus para levá-las ao treino diariamente, têm livre acesso à academia e estão sempre sob supervisão do departamento médico.

Em 2023, o Vasco disputou a terceira divisão do Campeonato Brasileiro Feminino. Na Série A3, as Meninas da Colina sofreram uma eliminação precoce, ainda na primeira fase, para o Pérolas Negras. Com isso, não conseguiram o acesso para a Série A2. Verônica explica que os erros foram corrigidos e projeta temporada em tom otimista:

- A gente está tentando fazer bem diferente do que foi feito ano passado. Este ano, o Vasco deu uma estrutura muito bacana para a gente começar essa competição. No ano passado, isso não aconteceu. Acho que essa estabilidade e segurança acaba beneficiando todo mundo dentro do campo. O Vasco, no cenário nacional, é um time gigante, e hoje acho que nosso objetivo é recuperar esse caminho para que as pessoas voltem a olhar para o Vasco da forma que ele merece - concluiu Verônica.

Fonte: ge
  • Sábado, 24/02/2024 às 17h30
    Vasco Vasco 2
    Volta Redonda Volta Redonda 1
    Campeonato Carioca Kleber Andrade
  • Terça-feira, 27/02/2024 às 21h30
    Vasco Vasco
    Marcílio Dias Marcílio Dias
    Copa do Brasil Dr. Hercílio Luz
  • Domingo, 03/03/2024 às 18h10
    Vasco Vasco
    Portuguesa Portuguesa
    Campeonato Carioca São Januário