Futebol

Ferj analisará documento de clubes e diz que arbitral obedeceu o regulamento

A Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) divulgou uma nota em que garante que o arbitral realizado ontem (25), no qual foi discutido o retorno às atividades, ocorreu "dentro dos princípios democráticos" e fez ponderações ao que classificou como "insurgência contra decisão colegiada".

Botafogo e Fluminense, que são contrários ao retorno do futebol neste momento, pediram a impugnação de alguns pontos discutidos na reunião, alegando que havia decisões que teriam de ser aprovadas por unanimidade e avançaram após apenas a maioria ser favorável.

"Todos os itens constantes da pauta possuem fundamentação e amparo estatutário e regulamentar. A insurgência contra qualquer decisão colegiada de que se participe, apesar de contrariar e ofender os princípios democráticos em que o acato à decisão legal da maioria deve prevalecer, muitas vezes induz a uma insatisfação, inconsistente e retumbante e a busca de um pretenso direito imaginário, que não se pode coibir ou julgar", diz trecho da nota da Ferj.

A Ferj garante que vai analisar o documento enviado e assinado por Nelson Mufarrej, presidente do Alvinegro, e Mario Bittencourt, mandatário do Tricolor. As diretorias, inclusive, não descartam a possibilidade de acionarem a Justiça sobre o caso.

Veja nota da Ferj na íntegra

"Na tarde desta segunda-feira (25/05), a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro realizou virtualmente o Conselho Arbitral com os representantes dos 16 clubes que disputam a Série A do Campeonato Carioca.

Dentro dos princípios democráticos, após considerações de cada um dos presentes manifestadas em cada item da pauta, foram realizadas as respectivas votações, amparadas nos dispositivos Estatutários e Regulamentares, sendo três itens aprovados por unanimidade, e quatro por maioria absoluta, dos quais um item com voto contrário apenas do Fluminense e 15 votos a favor; e três itens com votos contrários apenas de Fluminense e Botafogo e 14 votos a favor.

Todos os itens constantes da pauta possuem fundamentação e amparo estatutário e regulamentar. A insurgência contra qualquer decisão colegiada de que se participe, apesar de contrariar e ofender os princípios democráticos em que o acato à decisão legal da maioria deve prevalecer, muitas vezes induz a uma insatisfação, inconsistente e retumbante e a busca de um pretenso direito imaginário, que não se pode coibir ou julgar.

As decisões do Conselho Arbitral serão respeitadas e o documento encaminhado ao Presidente da FERJ pelos filiados Botafogo e Fluminense será analisado e despachado nos prazos regulamentares.

PONTOS DO EDITAL

1. Protocolo Jogo Seguro
2. Registro de novos contratos
3. Condição de jogo
4. Intervalo mínimo entre as partidas
5. Mandos de campo
6. Jogos fora do Rio de Janeiro
7. Outros assuntos

Agência FERJ"

Fonte: UOL
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário