Futebol

FERJ não fará teste antidoping na volta do Campeonato Carioca

O protocolo da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) para a volta da primeira divisão do Campeonato Carioca, que recebeu o nome de "Jogo Seguro", deixa de lado o chamado "jogo limpo". É que o protocolo prevê que não sejam realizados testes antidoping durante a competição, que será retomada amanhã (18).

"Durante o Protocolo de Jogo Seguro, não haverá solicitação de coleta de material para testagem de doping", diz o item 10 do protocolo divulgado nesta quarta-feira (17) pela FERJ. A regra vai ao encontro do que diz o Regulamento Geral das Competições da entidade para o ano de 2020.

"Todo jogador poderá ser submetido a controles em competição, em qualquer jogo em que compita, mesmo que relacionado como reserva, não podendo afastar-se do estádio antes do fim da realização do exame. O atleta poderá também ser submetido a controles fora de competição, em qualquer momento e lugar, sem necessidade de aviso prévio por parte desta comissão", diz o regulamento.

Mas não é a FERJ que decide quando os exames são realizados, com raras exceções, quando a Comissão Estadual de Controle de Dopagem da FERJ entende haver necessidade. Mas tanto o clube mandante quanto o visitante de uma partida pode solicitar o exame para ambos, arcando com os custos. Só o Flamengo vinha adotando essa prática.

Agora, porém, o protocolo deixa claro que não serão realizados exames via federação. O procurador-geral da Justiça Desportiva Antidopagem, Paulo Schmitt, vê a situação com preocupação. "Com a pandemia, o cuidado deveria ser redobrado no controle e não o contrário", diz ele, que publicou estudo no Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva da UFPR, conveniado com a Secretaria Especial do Esporte, defendendo o controle.

O estudo cita declaração do diretor da agência antidoping dos EUA, Travis Tygart. "É óbvio que os atletas farão o possível para não perder essa oportunidade", disse.

Ainda que o protocolo não preveja testes antidoping, eles ainda poderão ser realizados no Campeonato Carioca, desde que a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), ligada ao governo federal, decida realizar exames surpresa tanto nos jogos quanto em treinamentos. Mas, aí, o custo dos exames precisa ser arcado pelo órgão que, procurado, ainda não respondeu os questionamentos enviados pela reportagem.

Fonte: UOL Esporte
  • Terça-feira, 02/12/2025 às 19h00
    Vasco Vasco 0
    Mirassol Mirassol 2
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 07/12/2025 às 16h00
    Vasco Vasco
    Atlético-MG Atlético-MG
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena MRV
  • Quinta-feira, 11/12/2025 às 20h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Copa do Brasil Maracanã
  • Domingo, 14/12/2025 às 20h30
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Copa do Brasil Maracanã
Artilheiro
Pablo Vegetti 26
Jogos
Vitórias 22 (33,33%)
Empates 19 (28,79%)
Derrotas 25 (37,88%)
Total 66
Gols
Marcados 91 (51,70%)
Sofrido 85 (48,30%)
Total 176
Saldo 6
Cartões
Amarelos 141 (94,00%)
Vermelhos 9 (6,00%)
Total 150