Futebol

FERJ prevê punição para times que não utilizarem o time principal no Carioca

Embora a temporada de 2023 não tenha começado, detalhes do Campeonato Carioca vêm entrando em debates entre os quatro grandes clubes do Rio: Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco. Entre eles, é o fato da FERJ punir os times que não utilizarem times principais na competição estadual. Assim, a federação obriga que as equipes mandem a campo, a partir da 3ª rodada do Carioca, os jogadores profissionais (equipe principal).

Segundo a Ferj, o clube que descumprir a regra da competição perderá o valor de cota fixa da transmissão do contrato coletivo. Além disso, aqueles que burlarem a regra, jogando com juniores após já terem recebido a quantia, receberão multas.

“A associação que, sem justo motivo, assim reconhecido pelo DCO da FERJ, deixar de utilizar sua equipe considerada principal, após a 3ª Rodada da Taça Guanabara, perderá o valor correspondente a totalidade de sua cota fixa mínima de direito de transmissão do contrato coletivo e, caso já a tenha recebido ou não faça jus, pagará uma multa equivalente a cota mínima estabelecida para um dos clubes grandes aderente, que será revertida em benefício dos demais clubes participantes do campeonato e signatários do contrato de transmissão coletiva”, trecho do artigo 50 da competição.

Normalmente, as equipes iniciam o Carioca com jogadores que acabaram de sair dos juniores. Isso acontece para que os titulares tenham um período de pré-temporada um pouco maior. Dos quatro grandes times do Rio, o Flamengo é o que terá uma sequência de jogos maior, já nos primeiros meses do ano disputará, além do Carioca, a Supercopa do Brasil, a Recopa Sul-Americana e o Mundial de Clubes.

Fonte: Jogada 10
  • Domingo, 16/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco 0
    Cruzeiro Cruzeiro 0
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 19/06/2024 às 20h00
    Vasco Vasco
    Juventude Juventude
    Campeonato Brasileiro - Série A Alfredo Jaconi
  • Sábado, 22/06/2024 às 21h30
    Vasco Vasco
    São Paulo São Paulo
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 26/06/2024 às 21h30
    Vasco Vasco
    Bahia Bahia
    Campeonato Brasileiro - Série A Fonte Nova
  • Sábado, 29/06/2024 às 19h00
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 03/07/2024 às 20h00
    Vasco Vasco
    Fortaleza Fortaleza
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Segunda-feira, 08/07/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Internacional Internacional
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir