A semana até o próximo domingo será decisiva para Fernando Diniz definir a dupla de zaga do time titular do Vasco. O técnico será obrigado a fazer testes na equipe, uma vez que Cuesta não pode enfrentar o Botafogo na quinta-feira, pela Copa do Brasil, e Hugo Moura, suspenso, não estará à disposição no fim de semana contra o Ceará, pelo Brasileirão.
Na janela de transferências, o Vasco reformulou bastante o seu sistema defensivo. O clube vendeu João Victor e Luiz Gustavo, mas repôs as saídas com as contratações de Carlos Cuesta e Robert Renan, dois jogadores que chegam com credenciais para formar a dupla titular da equipe de Fernando Diniz.
No entanto, a disputa está em aberto no Vasco. Isso porque Lucas Freitas tem tido boas atuações e tem moral com a comissão técnica. Além disso, Hugo Moura agradou atuando como um zagueiro improvisado. O volante também virou uma opção na defesa de forma definitiva.
Contra o Botafogo, a tendência é que Hugo Moura e Lucas Freitas sigam entre os titulares. Carlos Cuesta chegou após o prazo de inscrição para as quartas de final da Copa do Brasil. Assim, não estará à disposição da comissão técnica na quinta-feira. Como Robert Renan participou de poucos treinos, o Vasco deve seguir com a dupla que vinha atuando antes da Data Fifa.
Já contra o Ceará, Diniz será obrigado a mudar o time. Hugo Moura está suspenso pelo terceiro cartão amarelo no Brasileirão e será desfalque no domingo. Cuesta já está no BID, então poderá ser utilizado em São Januário. O técnico do Vasco não deve usar dois zagueiros canhotos juntos (Freitas e Robert Renan), então o colombiano larga na frente para ser o titular.
A disputa estará totalmente aberta contra o Flamengo, no dia 21 de setembro. Com todos os zagueiros à disposição, Diniz terá Carlos Cuesta, Hugo Moura, Lucas Freitas e Robert Renan para definir a dupla de zaga titular.
A escolha também passará por quem deve formar a dupla de volantes titulares. Com a lesão de Jair — e Hugo voltando ao meio de campo — Barros, Tchê Tchê e Hugo Moura disputam duas posições no meio de campo.
O Vasco enfrenta o Botafogo na próxima quinta-feira, às 21h30 (de Brasília), no Estádio Nilton Santos. Após o empate na ida em São Januário, o vencedor da partida de volta estará na semifinal da Copa do Brasil. Em caso de novo empate, a vaga será decidida nos pênaltis.