Futebol

Fernando Miguel analisa 2018 e projeta 2019

Uma decisão tomada no primeiro semestre fez Fernando Miguel mudar o rumo de sua carreira. Em maio, mesmo sendo peça importante e uma das maiores referências do Vitória, clube que defendeu durante cinco temporadas, o goleiro aceitou mudar de ares e desembarcou em São Januário para suprir a ausência de Martín Silva, convocado pela Seleção do Uruguai para a disputa da Copa do Mundo na Rússia.

A missão não era das mais simples, a oportunidade no Vasco da Gama seria a primeira (e certamente a última) num grande clube do futebol nacional, porém o gaúcho de Venâncio Aires demonstrou personalidade, tirou o desafio de letra e hoje, sete meses após trocar a cidade de Salvador pelo Rio de Janeiro, não tem medo de afirmar que tomou a decisão correta.  

- A temporada foi positiva para mim sim, em partes. Fiquei feliz com esse primeiro momento vestindo a camisa do Vasco, acredito que tenho valor e potencial para demonstrar mais, porém o que sempre vai me deixar satisfeito é o sucesso coletivo. O nosso desempenho coletivo ao longo do ano ficou devendo, e acredito que todos pensam dessa forma - declarou Fernando Miguel, que contribuiu para a permanência cruzmaltina na Série A com defesas milagrosas na reta final do Brasileirão.

- Sei que fui importante para que conseguíssemos a permanência na Série A, mas não posso deixar de pontuar que tiveram vários outros atletas que foram fundamentais da mesma forma. O futebol se faz de forma coletiva, e sempre vou colocar isso em primeiro lugar. Vejo o destaque individual como uma consequência do trabalho desenvolvido pelo time como um todo - acrescentou o experiente goleiro vascaíno.

Na próxima temporada, ao contrário do que aconteceu em 2018, o Vasco da Gama espera brigar pelas primeiras colocações nas três competições que irá disputar. Na avaliação de Fernando Miguel, entretanto, o Almirante só irá atingir esse objetivo se conseguir se tornar um time mais equilibrado. A evolução defensiva após a chegada do técnico Alberto Valentim serve de inspiração para o crescimento em outros setores.

- O Valentim tem uma forma muito clara de trabalhar, e acredito que algumas coisas conseguimos por em prática. Uma delas foi este reequilíbrio defensivo, essa melhora se deve ao trabalho desenvolvido por todos. Esperamos mais em 2019. Queremos nos tornar uma equipe bem equilibrada e apresentar um futebol que nos leve as vitórias. É isso que a torcida quer, é isso que o Vasco quer, e é o que nós queremos - finalizou o camisa 33.

Fonte: Site oficial do Vasco
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri