Futebol

Fernando Prass foi o escolhido o goleiro da 25ª rodada

Em uma 25ª rodada marcada por tropeços de Vasco, que empatou em casa com o Atlético-GO, mas continua na liderança do Brasileirão com 46 pontos, e Grêmio, derrotado no Olímpico pelo Botafogo, quem comemora é justamente o Glorioso. E mais ainda o Fluminense. Enquanto o clube da estrela solitária ultrapassou o Corinthians, assumindo a terceira posição na classificação e emplacando Bruno Cortês - com uma nota 7 - pela terceira vez na seleção da rodada; o Tricolor das Laranjeiras, com a vitória sobre o Avaí, mostrou que o revés para o Bahia, no último domingo, foi acidente de percurso, e que Fred está entrando em nova lua de mel com a torcida, após até ameaçar o divórcio.

Com os dois gols sobre o time catarinense - um em impedimento - no triunfo por 3 a 1, no Engenhão, Fred garantiu mais três pontos para o Flu e também - com nota 8 - faturou o seu primeiro \"Armandinho\", troféu oferecido ao craque da rodada do Troféu Armando Nogueira, que premia os melhores do Campeonato Brasileiro. Esta é a segunda vez que um jogador do clube carioca é premiado. Na 17ª rodada, Rafael Moura foi o cara da vez.

O Santos, que bateu o América-MG, em Uberlândia, emplacou Edu Dracena e Arouca - ambos com nota 7 - no selecionado, assim como o Coritiba, com Leandro Donizete (nota 7) e Marcos Aurélio (7,5). Luan, do Palmeiras, fez com que o Verdão voltasse a sonhar com a Libertadores e teve o seu lugar no time. Titi, do Bahia (7), Rafael Cruz (7,5), do Atlético-GO, e Daniel Carvalho (7,0), do Atlético-MG também se destacaram.

Vale lembrar que a seleção do campeonato é montada após a apuração das médias de todos os jogadores que disputaram ao menos 13 partidas no Brasileirão. Os autores das notas são sempre os comentaristas do SporTV e repórteres do GLOBOESPORTE.COM.

GOLEIRO

O Vasco tropeçou em São Januário com o empate por 1 a 1 com o Atlético-GO, mas se manteve na ponta graças a Fernando Prass. Com seis defesas difíceis, o arqueiro fechou o gol cruz-maltino, ganhou nota 7,5 e a vaga de titular absoluto na seleção da 25ª rodada. O equilíbrio entre os arqueiros se evidencia pelos demais destaques. Além de Prass, Renan Ribeiro (Atlético-MG), Wilson (Figueirense), Muriel (Internacional) e Jefferson (Botafogo) fizeram bonito.

LATERAL-DIREITO


Rafael Cruz, do Atlético-GO, recebeu nota 7,5 e desbancou nomes como Danilo, do Santos, Mariano, do Fluminense, Piris, do São Paulo, e Márcio Araújo, do Palmeiras. Todas estas feras ganharam 6,5 ao fim da rodada. É verdade que o Dragão, mesmo saindo na frente - e fora de casa -, permitiu o empate do Vasco. No entanto, principalmente no segundo tempo, armou muitas jogadas justamente pelo setor de Rafael Cruz, ameaçando constantemente a meta de Fernando Prass. Jonas, do Coritiba, e Marcos, do Bahia, também merecem ser citados.

ZAGUEIROS

As quatro vitórias consecutivas do Santos, somadas aos dois triunfos seguidos do Bahia emplacaram Edu Dracena e Titi na seleção da 25ª rodada. O beque do Peixe deixou sua marca contra o América-MG, enquanto o xerife do Esquadrão de Aço, comandado por Joel Santana, se impôs diante do Atlético-PR. Desta forma, a dupla recebeu nota 7. Nomes como Réver (Atlético-MG) e Emerson (Coritiba), convocados para a Seleção Brasileira por Mano Menezes, e também o de Rodrigo Moledo (Internacional) foram destaques de seus times.

LATERAL-ESQUERDO

A vitória do Botafogo por 1 a 0 sobre o Grêmio, no Olímpico, não só deixou o Glorioso na terceira posição na classificação, como quebrou um tabu. O Alvinegro da Estrela Solitária não derrotava o Tricolor gaúcho, em Porto Alegre, desde 1995, ano do seu último título brasileiro. Se Loco Abreu foi o autor do gol que garantiu os três pontos para o time carioca, o lateral-esquerdo Bruno Cortês mais uma vez mostrou que está em grande fase. Fez uma bela partida e recebeu nota 7. Quem também levou nota 7 foi Gilson, do América-MG, que apesar da derrota para o Santos, acertou um chutaço na trave de Rafael, arqueiro do Peixe. Gabriel Silva (Palmeiras), Eltinho (Coritiba) e Dodô (Bahia) também se destacaram.

VOLANTES

Enquanto Arouca esteve no departamento médico, se recuperando de lesão no tornozelo, o Santos andou com dificuldades nas partidas, principalmente na saída de bola e na chegada de mais um jogador para apoiar os meias, no ataque. Bastou o volante voltar a jogar para o meio de campo do Alvinegro Praiano ganhar em movimentação e qualidade no passe. Não à toa, com uma boa atuação, Arouca recebeu nota 7 e entrou na seleção da 25ª rodada. Com muito menos categoria que o companheiro, porém não menos gana de vencer está Leandro Donizete. Jogador que não aparece muito para torcida - e algumas vezes até exagera na virilidade, o cabeça de área do Coritiba entrou na seleção também com uma nota 7. Ele foi um dos principais ladrões de bola deste meio de semana. Rômulo (Vasco) e Chico (Palmeiras) fizeram boas partidas contra Atlético-GO e Ceará, respectivamente, e ganharam boas notas.

MEIAS

O ultimato do técnico Cuca, que pode ser considerado uma segunda chance, parece que deu resultado em Daniel Carvalho. Quando o treinador assumiu o Atlético-MG, o talentoso meia estava descartado, fora dos planos. No entanto, ele pediu um voto de confiança ao técnico, e vem correspondendo, apesar de o Galo ainda estar na zona do rebaixamento. Contra o Flamengo, em Sete Lagoas-MG, Daniel Carvalho marcou um golaço de falta, no empate por 1 a 1, comandou as ações até ser substituído, ganhou nota 7 e um lugar na seleção da 25ª rodada. Seu companheiro é Luan. O meia é uma espécie de coringa do técnico Luiz Felipe Scolari no Palmeiras. Contra o Ceará, Luan contou com o desvio de Thiago Matias para anotar o gol da vitória do Verdão, no Canindé. Não satisfeito, quase fez o segundo gol, num chute perigoso de pé direito, defendido por Fernando Henrique. Por sua atuação diante do Vozão, mereceu nota 7. Deco (Fluminense), Lincoln (Avaí) e Maicosuel (Botafogo) comandaram bem a armação das jogadas de suas equipes.

ATACANTES


Tudo bem que o Cruzeiro já não é mais aquele time que encantou a todos no primeiro semestre, principalmente na primeira fase da Libertadores, quando terminou com a melhor campanha. Mas se o Coritiba conseguiu bater a equipe mineira por 2 a 1, no Couto Pereira, muito se deve a Marcos Aurélio (7,5). O atacante marcou um belo gol e incomodou a retaguarda celeste o tempo todo. Seu parceiro é Fred. Não faz muito tempo que o atacante estava prestes a se \"divorciar\" da torcida do Fluminense - e do clube também. Ameaçado após ser visto na noitada carioca, o centroavante convocou uma coletiva e expôs seu sentimento. Mas o tempo cura feridas. E gols também. Nesta quarta-feira, Fred marcou duas vezes contra o Avaí na vitória do Tricolor das Laranjeiras por 3 a 1, deu trabalho constante à defesa catarinense e merecidamente faturou a nota 8, se tornando o craque da 25ª rodada e recebendo pela primeira vez o troféu \"Armandinho\". Ronadinho Gaúcho (Flamengo), Loco Abreu (Botafogo), Kleber (Palmeiras), Anselmo (Atlético-GO), Willian (Avaí) e Bill (Coritiba) são outros destaques da posição nesta rodada.

Fonte: ge