Futebol

Fifa aprova uso do árbitro assistente de vídeo no futebol

MOSCOU — O Conselho de Associação do Futebol Internacional (IFAB), da qual a Fifa faz parte, aprovou neste sábado, por unanimidade, a adição do árbitro assistente de vídeo nas regras do futebol. A decisão do encontro em Zurique, na Suíça, abre caminho para a instalação do sistema na Copa do Mundo da Rússia, que começa em 14 em junho.

O painel que regulamenta as regras do futebol votou neste sábado pela atualização das leis do esporte. O rol de regras agora deverá incluir a revisão de lances de jogo pelo árbitro assistente de vídeo, conhecido pela sigla VAR.

Ainda assim, a Fifa ainda precisa decidir se vai aplicar o VAR no Mundial da Rússia. Esta decisão deve sair no próximo 16 de março, quando o conselho da Fifa se reunirá em Bogotá, na Colômbia. A liberação da tecnologia chega após a apresentação dos resultados de uma análise independente da universidade belga KU Leuven, iniciada em março de 2016.

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, já demonstrou o apoio à tecnologia e ressaltou que a arbitragem da Copa do Mundo deveria ter a ajuda do vídeo na análise de lances-chave nos 64 jogos da competição.

"A partir de hoje, o árbitro assistente de vídeo é parte do futebol. Nós esperamos e encorajamos a decisão favorável a esse respeito porque estamos otimistas com o VAR. De quase mil partidas que passaram pelo experimento, o nível de precisão aumentou de 93% para 99%. É quase perfeito. Eu era contra até dois anos atrás, mas então estudei", destacou Infantino, que reconheceu a necessidade de tornar as checagens de vídeo mais rápidas.

A revisão por vídeo pode anular erros de árbitros em apenas quatro casos: gols, pênaltis, cartões vermelhos e confusão na identidade de um jogador sancionado.

O VAR já foi testado oficialmente em outros torneios da Fifa, como Mundial de Clubes e Copa das Confederações. Além da tecnologia, o IFAB também aprovou uma quarta substituição nas equipes em caso de prorrogação.

Fonte: Globo Online
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir