O Palmeiras é o primeiro time brasileiro campeão mundial na história do futebol. É isso mesmo. A Fifa, após 56 anos de espera, deu aos palmeirenses a oportunidade de comemorar o título da Copa Rio, que juntou os melhores times da época, como se fosse o de um mundial de clubes.
O reconhecimento do título por parte da Fifa colocou fim à maior novela da história do clube, que tem 92 anos de vida. A diretoria alviverde começou o processo de oficialização do torneio em 2001, ano em que enviou um dossiê com tudo sobre a Copa Rio e, solicitou à entidade máxima do futebol mundial o título de campeão do mundo.
Com o anúncio, o Palmeiras entrou no hall seleto de clubes brasileiros que já conquistaram o mundo e igualou-se ao seu maior rival, o Corinthians, com um título cada. Além deles, Flamengo, Grêmio e Internacional também possui um título. Os maiores ganhadores são o Santos, com dois canecos, e o São Paulo, com três.
Além do Verdão, estiveram presentes na Copa Rio de 1951 o Vasco, Nacional (URU), Estrela Vermelha (RUS), Sporting (POR), Juventus (ITA), Nice (FRA) e Áustria Viena (AUT). A finalíssima foi disputada contra a equipe italiana. No primeiro jogo, vitória alviverde por 1 x 0. A partida de volta terminou com o empate em 2 x 2.