Futebol

FIFA vai testar dupla arbitragem

Para tentar diminuir os erros de arbitragens, a Fifa vai inovar no Mundial de Clubes, disputado no Japão, em dezembro. A entidade vai testar pôr dois juizes em cada jogo da competição. A medida foi confirmada, terça-feira, em reunião do Comitê Estratégico da Fifa (CEF), cujo presidente é o francês Michel Platini – que também preside a Uefa.

A mudança divide opiniões. Há aqueles que a consideram um progresso e os que não acreditam que, mesmo com um árbitro a mais, haveriam menos erros. No cerne da questão está a função que seria exercida por cada juiz em campo.

– Se for para botar um juiz atrás do gol, como o Platini propôs numa reunião comigo há dois anos, eu sou contra – sentenciou o colunista do L! e ex-juiz José Roberto Wright.

A resolução da CEF ainda não definiu qual será a função dos dois juizes.

Especula-se que cada um deles ficará responsável por uma metade do campo. Na opinião de Wright, isso não diminuiria os erros.

– Assim, seguiriam os mesmo problemas, como juiz ficar encoberto por jogadores e até mesmo quando o suor cai no olho, fazendo perder aquele um centésimo que pode ser decisivo. O ideal seria os dois juizes correndo o campo todo.

O presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Sérgio Corrêa, preferiu não opinar a decisão da Fifa.

Quanto à medida ser adotada no futebol brasileiro, ele disse: – Se recebermos essa determinação da Fifa, vamos cumprir.

Outra inovação. A Fifa pretende seguir os testes com detectores na linha do gol – um pequeno apetrecho cujo objetivo é impedir que bolas que não entraram sejam consideradas gols, assim como não anular gols legítimos. Apenas os juizes serão comunicados sobre a “decisão” dos detectores.

Fonte: Lance
  • Quarta-feira, 11/02/2026 às 21h30
    Vasco Vasco 0
    Bahia Bahia 1
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quinta-feira, 26/02/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Santos Santos
    Campeonato Brasileiro - Série A Vila Belmiro
  • Quinta-feira, 12/03/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 15/03/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A Mineirão
  • Quarta-feira, 18/03/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 22/03/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
Artilheiro
Puma 3
Philippe Coutinho 3
Jogos
Vitórias 3 (33,33%)
Empates 3 (33,33%)
Derrotas 3 (33,33%)
Total 9
Gols
Marcados 11 (61,11%)
Sofrido 7 (38,89%)
Total 18
Saldo 4
Cartões
Amarelos 11 (84,62%)
Vermelhos 2 (15,38%)
Total 13