Futebol

Figueiredo entra na disputa por uma vaga entre os titulares

Artilheiro da Copa São Paulo de Futebol Júnior deste ano, ao lado de Werick Popó, do Oeste, Figueiredo foi promovido ao profissional do Vasco logo após a competição e demorou para ter uma sequência de jogos no início do Campeonato Carioca. Porém, o atacante de 20 anos obteve oportunidades com o técnico Zé Ricardo justamente nos duelos com o rival Flamengo. Ele foi bem, ganhou elogios da torcida e entrou de vez na briga por uma vaga entre os titulares para a estreia na Série B do Brasileiro.

Com a primeira rodada marcada para o dia 8 de abril, contra o Vila Nova, a princípio em São Januário (RJ), o Cruz-Maltino tem apenas treinado no CT Moacyr Barbosa, e, no decorrer das atividades, Figueiredo vem sendo escalado no escopo do time titular.

No profissional, porém, ele tem atuado mais nas pontas, diferentemente de seu posicionamento na Copinha, quando era centroavante. O jogador, no entanto, não tem um setor preferencial.

"Eu consigo jogar pelas pontas, voltar bastante para ajudar e de centroavante acho que tenho um desempenho bom também. Eu sei que não estou aqui à toa, estar do lado das pessoas de grande nível dentro do Vasco, como o Nenê, é muito bom, ajuda a gente a evoluir, dando dicas", afirmou o jovem.

No início de março, Figueiredo renovou seu contrato com o Vasco até dezembro de 2025. Candidato a xodó da torcida, ele trata o carinho dos vascaínos com naturalidade:

"É bom demais, mas também não me apego muito a essas coisas. Sabemos que o futebol tem altos e baixos, então eu procuro não me apegar, mas é muito bom receber esse carinho. Eu já sinto isso desde a base, porque a torcida do Vasco acompanha bastante. Então eu busco sempre dar o meu melhor".

Natural de Niterói (RJ), Figueiredo chegou ao Vasco em 2017 para a equipe juvenil, após se destacar pelo Boavista (RJ). Ele faz parte da geração de 2001, que entre outros, tem seu companheiro de equipe Gabriel Pec e o volante Bruno Gomes, que este ano acertou com o Internacional.

Reforços para o ataque

O Vasco foi ao mercado por reforços e o setor ofensivo ganhou novos nomes após os Estaduais, aumentando a briga por vaga. O clube já anunciou o atacante Lucas Oliveira, que disputou o Carioca pelo Bangu, e tem negociações encaminhadas com mais três nomes: Palacios, que estava no Internacional, Erick, do Ypiranga (RS), e Zé Vitor, do Marcílio Dias (SC).

A diretoria também tinha um negociação avançada com Carlos de Pena, do Dínamo de Kiev, da Ucrânia, mas desistiu da tratativa após entender que o estafe do atleta estava fazendo "leilão".

Fonte: UOL Esporte
  • Sábado, 04/04/2026 às 21h00
    Vasco Vasco 1
    Botafogo Botafogo 2
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Terça-feira, 07/04/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Barracas Barracas
    Copa Sul-Americana A definir
  • Sábado, 11/04/2026 às 16h30
    Vasco Vasco
    Remo Remo
    Campeonato Brasileiro - Série A Mangueirão
  • Terça-feira, 14/04/2026 às 21h00
    Vasco Vasco
    Audax Italiano Audax Italiano
    Copa Sul-Americana São Januário
Artilheiro
Thiago Mendes 3
Barros 3
Puma 3
Spinelli 3
Philippe Coutinho 3
Jogos
Vitórias 7 (36,84%)
Empates 6 (31,58%)
Derrotas 6 (31,58%)
Total 19
Gols
Marcados 27 (55,10%)
Sofrido 22 (44,90%)
Total 49
Saldo 5
Cartões
Amarelos 30 (90,91%)
Vermelhos 3 (9,09%)
Total 33