No próximo final de semana, a bola começa a rolar no Campeonato Brasileiro. Porém, a Copa das Confederações fará o torneio ser paralisado após cinco rodadas, deixando os clubes sem entrar em campo por um mês. O tempo vago será preenchido com muitos treinos, amistosos e até algumas excursões já agendadas, mas o principal serão as especulações de chegadas e partidas de jogadores.
No Rio de Janeiro, o cenário é bem marcado. Enquanto Fluminense e Botafogo lutarão para manter seus principais jogadores, o objetivo de Flamengo e Vasco, que fizeram campanhas pífias na Taça Rio, será reforçar seus elencos e entrar com times competitivos no segundo semestre.
Flamengo e Vasco buscam reforços
Equipes que vêm passando por processo de reestruturação, rubro-negros e cruz-maltinos já apresentaram algumas novas caras, mas seguem no mercado. No Flamengo, após seis contratações, que teve como ponto alto o empréstimo de Marcelo Moreno até o final do ano, a meta principal é a chegada de um lateral-direito para dividir as responsabilidades do setor com Léo Moura.
Após especulações envolvendo os nomes de Maicon, do Manchester City e Mariano, do Bordeaux, a diretoria parece ter retornado os pés ao chão, conforme tem feito ao longo de todo o ano, e os rumores passaram apontar na direçao de Luis Ricardo, da Portuguesa, Adrián Martínez, do Olimpo-ARG e Felipe Mattioni, do Espanyol. Um deles deve chegar em breve.
Porém, o sonho dos comandantes do Flamengo é formar um time com chances de brigar pelo título nacional. Para isso, o clube tem buscado o apoio de empresas e grupos de investidores que auxiliem na contratação de grandes jogadores. Além disso, os recém-apresentados acertos com Caixa Econômica Federal e Adidas fazem crescer a expectativa (e as finanças) de que um nome de peso aporte na Gávea. O meia Diego, atualmente no Wolfsburg, é o objetivo maior.
Já no Vasco, a realidade não permite voos tão altos. Após perder Dedé para o Cruzeiro, a direção trouxe o meia Alisson e o atacante Edmílson, que estrearam em amistoso contra o Tupi-MG na última semana.
Carioca com o elenco mais combalido após sucessivas perdas de jogadores nos últimos meses, o Gigante da Colina se movimenta e uma longa lista de nomes já foi especulada. Após sonhar alto com o goleiro Helton e o meia Aimar, as especulações mais recentes colocaram André, do Santos e o zagueiro Rafael Vaz, do Ceará a caminho de São Januário.
Porém, nem só de chegadas vive o Vasco. Suspenso por 30 dias após ser pego no doping, Carlos Alberto teria recebido proposta do Figueirense. Além dele, o equatoriano Tenorio também poderia deixar o clube e retornar para a LDU, de seu país.
Botafogo e Fluminense querem manter elenco
Na outra metade do futebol carioca, o que as diretorias mais querem é ficar fora do mercado. Dono de elenco recheado de estrelas, o Fluminense ainda não foi alvo de especulações, mas conta com nomes como Wellington Nem e Jean, convocado para a Copa das Confederações, têm mercado e já receberam sondagens no final da última temporada.
Além deles, atletas mais experientes como Rafael Sóbis também podem entrar na mira de mercados que vêm contratando muito jogador de destaque do futebol brasileiro como China e Oriente Médio.
Campeão carioca de forma antecipada, o caso do Botafogo é o que mais preocupa. Convivendo com salários atrasados, o Alvinegro pode passar por desmonte se não conseguir dar segurança aos atletas de que os pagamentos ficarão em dia durante o Brasileiro.
Um dos destaques do Glorioso no ano, Fellype Gabriel já recebeu propostas do futebol árabe. Além do polivalente meia, Dória segue interessando à Juventus-ITA e os jovens Gabriel e Vitinho também já despertaram a atenção do mercado europeu.
Podendo perder muitos jogadores, a diretoria do Botafogo também mantém um olho nas oportunidades. Após descartar o paraguaio Roque Santa Cruz pelo alto salário, nomes estrangeiros como o do meia Fernando Meneses, da Universidad Católica-CHI e do atacante Gustavo Canales, do Unión Española-CHI.
Com tantas especulações indo e vindo, o mais correto é aguardar o desfecho de tantas negociações em aberto para descobrir com qual nível de elenco os clubes cariocas irão disputar o Campeonato Brasileiro.