Futebol

Flamengo x Vasco será um "clássico dançarino"

Na arquibancada, a torcida costuma fazer a festa. Mas em 2011, os times de Flamengo e Vasco passaram a entrar na dança. Tem sido comum ver os jogadores das duas equipes fazendo coreografias nas comemorações de seus gols, mais um elemento para o clássico deste domingo, no Engenhão, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O Flamengo começou o ano comemorando o título invicto do Campeonato Carioca ao som do “Bonde do Mengão Sem Freio”, puxado por Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves. Nas últimas partidas, o craque da camisa 10 popularizou nos gramados o funk “Parado na Esquina”, do MC Roba cena.

Quando o Vasco começou a embalar na Copa do Brasil, a torcida criou para o time o apelido de Trem-Bala da Colina. Assim, alguns dos gols decisivos da campanha do título foram celebrados com os jogadores simulando um trem. No Campeonato Carioca, Bernardo e Fellipe Bastos executaram a coreografia de funk, e na última quinta-feira, alguns jogadores improvisaram uma nova dança para celebrar o gol de Jumar na partida contra o Palmeiras pela Copa Sul-Americana.

Acostumado a celebrar os gols de forma solitária, assim como a maior parte dos goleiros, Fernando Prass aprova as danças dos companheiros.

- Acho tudo válido, desde que não haja desrespeito com os outros jogadores e com a torcida rival. Já vi casos de jogadores que estavam mais preocupados em tirar sarro dos rivais do que comemorar com a própria torcida e com os companheiros. Se não tiver isso, tudo é válido. O gol é o auge do futebol - observou.

Ronaldinho dita o ritmo no Fla

A criatividade rubro-negra começa no vestiário do Ninho do Urubu, passa pela concentração e vai para os gramados do Brasil. Ronaldinho, sempre com sua potente caixa de som em punho, assume a condição de DJ e coreógrafo. É o camisa 10 quem dita o ritmo e, pouco a pouco, contagia os companheiros. 

Na útlima quarta-feira, depois de fazer seu 17º gol na temporada, o camisa 10 parou na esquina na companhia de Negueba, na vitória por 1 a 0 sobre o Atlético-PR, na Arena da Baixada, pela Copa Sul-Americana. O funk é sucesso nos bailes do Rio há cerca de quatro meses. Na dança, Ronaldinho para, cruza os braços, leva a mão ao queixo e dá uma requebrada com estilo marrento. Na letra da música, versos como \"Parado na esquina/O bonde tá na esquina/Ela passa e empina/ Antes de eu ir pro baile/Eu fico parado na esquina/Escoltando as meninas\".

- É a dança que fazemos sempre no vestiário. Esta é a nossa nova comemoração - decretou Ronaldinho Gaúcho, que lançou a nova moda ao marcar o primeiro gol no empate em 2 a 2 com o Internacional, na rodada passada, no Beira-Rio.

Em alguns dos gols marcados durante a temporada, R10 também deu sua tradicional sambadinha. Foi assim, por exemplo, na impressionante vitória por 5 a 4 sobre o Santos, na Vila Belmiro, na 12ª rodada.

Fonte: ge
  • Quarta-feira, 11/02/2026 às 21h30
    Vasco Vasco 0
    Bahia Bahia 1
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quinta-feira, 26/02/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Santos Santos
    Campeonato Brasileiro - Série A Vila Belmiro
  • Quinta-feira, 12/03/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 15/03/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A Mineirão
  • Quarta-feira, 18/03/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 22/03/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
Artilheiro
Puma 3
Philippe Coutinho 3
Jogos
Vitórias 3 (33,33%)
Empates 3 (33,33%)
Derrotas 3 (33,33%)
Total 9
Gols
Marcados 11 (61,11%)
Sofrido 7 (38,89%)
Total 18
Saldo 4
Cartões
Amarelos 11 (84,62%)
Vermelhos 2 (15,38%)
Total 13