Torcida

Flamenguista é condenado a 18 anos de prisão por matar vascaíno

Apontado como um dos líderes da Torcida Jovem do Flamengo que participou do ataque a tiros a torcedores do Vasco, na Praça do Barreto, em Niterói, em maio de 2011, o vendedor ambulante Marlon César Soares Alvarenga, de 35 anos, foi condenado ontem pelo Tribunal do Júri de Niterói por seis tentativas de homicídio qualificado e por formação de quadrilha armada. O torcedor do Flamengo recebeu a pena de 18 anos de prisão, em regime fechado.

Outros dois réus que faziam parte do processo, Rafael Coutinho Azarit e Raphael de Souza, foram absolvidos da acusação de tentativa de homicídio, mas foram considerados culpados por formação de quadrilha.

O Ministério Público, porém, pediu para analisar novamente os autos para formular a proposta de suspensão do processo, já que os dois são réus primários.

Na sentença, o presidente do Tribunal do Júri, o juiz Peterson Barroso Simão, chamou atenção para o péssimo exemplo às vésperas de importantes eventos esportivos:

“Considerando que o esporte existe para dar alegria e felicidade às pessoas, e não para fomentar tragédias, com confronto de torcidas rivais, poderia ter agido de outra forma e não o fez, tendo ciência inequívoca de sua ilicitude. Com o dolo específico, não encontrou limites para agir contra as pessoas e a sociedade, mesmo que em praça pública e em plena luz do dia. Mau exemplo deixado ao país que no futuro próximo sediará a Copa do Mundo e Olimpíadas”.

Durante reunião na última terça-feira no Tribunal de Justiça (TJ) com os principais presidentes dos principais clubes de futebol do Rio, o presidente do Tribunal, desembargador Manoel Rebêlo dos Santos, anunciou que estuda ampliar a competência dos Juizados Especiais Criminais (Jecrim) para conter a violência nos estádios.

Os Jecrins passariam a atuar não apenas nos crimes de menor potencial ofensivo, mas em todos os outros.

(Matéria reproduzida diretamente da versão papel do Jornal O Globo)

Fonte: Jornal O Globo
  • Sábado, 14/02/2026 às 21h30
    Vasco Vasco 2
    Volta Redonda Volta Redonda 1
    Campeonato Carioca São Januário
  • Quinta-feira, 26/02/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Santos Santos
    Campeonato Brasileiro - Série A Vila Belmiro
  • Quinta-feira, 12/03/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 15/03/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A Mineirão
  • Quarta-feira, 18/03/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 22/03/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
Artilheiro
Puma 3
Philippe Coutinho 3
Jogos
Vitórias 4 (40,00%)
Empates 3 (30,00%)
Derrotas 3 (30,00%)
Total 10
Gols
Marcados 13 (61,90%)
Sofrido 8 (38,10%)
Total 21
Saldo 5
Cartões
Amarelos 13 (86,67%)
Vermelhos 2 (13,33%)
Total 15