Clube

Folha de SP também destaca possível ligação de Eurico com bicheiros

Assessores e colaboradores de Eurico Miranda (PP), presidente do Vasco da Gama e ex-deputado federal, do deputado estadual João Pedro Figueira (DEM, ex-PFL), coordenador de campanha do prefeito do Rio, Cesar Maia, e de Noel de Carvalho (PMDB), secretário de Habitação do governador Sérgio Cabral, estão envolvidos com bicheiros, segundo escutas da Operação Hurricane.

Auxiliares dos três aparecem em conversas por telefone com o policial Marcos Bretas, apontado pela PF como intermediador da propina de bicheiros a políticos e policiais. Para os policiais, as conversas (a maioria em setembro de 2006, mês anterior à eleição) dizem respeito a contribuições de campanha do contraventor preso Ailton Guimarães Jorge, o Capitão Guimarães, aos candidatos. Nenhum deles disse ter recebido doação do bicheiro.

João Pedro e Noel de Carvalho são os que têm mais citações nos relatórios das escutas. O deputado ligado a Cesar Maia chega a conversar rapidamente com Marcão e combina com ele encontro em bar na Barra da Tijuca. Sempre que citados no relatório, seus nomes se seguem do termo \"campanha\".

Em nenhum diálogo aparecem as palavras \"dinheiro\" ou \"doação\", mas há conversas falando em \"entrega\" e \"material de campanha\".

Em 5 de setembro, Bretas se apresenta a Bruno (assessor de João Pedro Figueira) como \"Marcão do Júlio Guimarães\" (sobrinho de Capitão Guimarães e em cuja casa encontraram dinheiro em parede falsa) e diz que tentou duas vezes \"entregar o material de campanha\". Bretas \"diz [a Bruno] que antecipou porque sabe que é em boa hora\". Marcaram encontro à noite na Barra.

Após o horário, Bruno e Bretas voltam a se falar. Para a PF, eles mudaram o local temendo rastreamento. Conforme o relatório de escuta, Bretas \"mandou seu filho fazer a entrega\".

João Pedro nega ter recebido doação de Guimarães e diz que só o conhece como presidente da Liga das Escolas de Samba. Confirmou ter assessor chamado Bruno, mas disse não se lembrar de Marcos Bretas ou de ter conversado com ninguém sobre doação do bicheiro.

Quando falam de Noel de Carvalho, se referem a ele como \"Papai Noel\", segundo a PF. Numa conversa, Bretas diz que \"o menino do papai Noel disse que ia ligar para \"o cara dele\" para ver se ia receber\".

No caso de Miranda, é o vice-presidente do Vasco Antônio Vicente Porphírio quem fala com Bretas. \"Antônio Vicente pergunta se Marcão trabalha com Capitão também. Marcão diz que sim. Antônio Vicente diz que se lembrou e que é da campanha do Eurico. (...) Antônio diz que [foi] o Capitão que deu o cartão e por isso Marcão entrou em contato. Marcão diz que vai fazer referência ao nome do deputado, para que não se esqueçam dele.\"

Miranda disse não ter recebido dinheiro de Guimarães, mas admitiu ter relacionamento \"respeitoso\" e \"cordial\" com ele. Noel não foi localizado.

Fonte: Folha de São Paulo
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário