Futebol

Fora das quatro linhas, Goiás e Vasco têm algo em comum

Neste domingo (29), às 16h, no Estádio Hailé Pinheiro, o Goiás recebe o Vasco em partida válida pela 30ª do Campeonato Brasileiro. Dentro de campo, o embate marca um confronto decisivo para as pretensões das equipes nesta temporada. Fora das quatro linhas, ambos os clubes apresentam algo em comum: o pioneirismo na implementação do sistema de reconhecimento facial para o acesso às partidas.

No fim da temporada de 2022, o Goiás se tornou o primeiro clube da Série A do Brasileirão a possibilitar que os torcedores acessassem as arquibancadas por meio da biometria facial. Com a alta popularidade da medida, a diretoria do time goiano decidiu, desde então, implementar o modelo para todos os seus jogos como mandante.

Paulo Rogério Pinheiro, presidente do Goiás, explica sobre o principal motivo para adoção do sistema: “Nós implementamos o reconhecimento facial no ano passado por entender que é um projeto que traz mais segurança para as famílias e para os torcedores que frequentam os jogos. O modelo funcionou bem e, agora, em 2023, ele é usado em todas as nossas partidas no estádio Hailé Pinheiro”.

O Vasco da Gama também está presente no seleto grupo de equipes que disponibilizam o formato para a entrada dos apoiadores nos estádios. O cruzmaltino começou a utilizar o modelo em setembro. O Sistema de Controle de Acessos foi desenvolvido pela Imply, empresa que também está presente em diversos palcos do futebol brasileiro, como Maracanã, Beira-Rio, Arena Fonte Nova, Arena MRV e Arena Pernambuco.

“O sistema de reconhecimento facial que desenvolvemos apresenta recursos para levar segurança, conforto e alto desempenho ao público presente. Nossa meta é criar tecnologias modernas para inovar a gestão esportiva e otimizar a experiência dos apoiadores. Queremos tornar o nosso país em uma referência global em segurança nos eventos voltados para o mundo do esporte”, conclui Tironi Paz Ortiz, CEO da Imply.

Além de Goiás e Vasco, o Palmeiras é outro clube que também implementou o sistema de reconhecimento facial para o acesso da torcida aos jogos. O Alviverde iniciou o processo de implementação neste ano e, atualmente, o aparato funciona em todos os setores do Allianz Parque.

O Athletico já demonstrou interesse na medida e deve utilizar o modelo em breve na sua casa, em Curitiba. Na Arena MRV, em Belo Horizonte, o formato já começou a ser testado. No ‘Jogo das Lendas’, evento teste que ocorreu no local, houve um experimento da tecnologia. Profissionais de imprensa e também funcionários do Galo utilizam a biometria facial no acesso ao novo estádio do clube.

Fonte: Esporte News Mundo
  • Domingo, 31/05/2026 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Atlético-MG Atlético-MG 1
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quinta-feira, 16/07/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A Barradão
  • Quarta-feira, 22/07/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Independiente Medellín Independiente Medellín
    Copa Sul-Americana Atanasio Girardot
  • Sábado, 25/07/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Mirassol Mirassol
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 29/07/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Independiente Medellín Independiente Medellín
    Copa Sul-Americana São Januário
Artilheiro
Spinelli 6
Jogos
Vitórias 14 (40,00%)
Empates 9 (25,71%)
Derrotas 12 (34,29%)
Total 35
Gols
Marcados 49 (53,85%)
Sofrido 42 (46,15%)
Total 91
Saldo 7
Cartões
Amarelos 70 (89,74%)
Vermelhos 8 (10,26%)
Total 78