Torcida

Frentista vascaíno de SP viraliza ao combater desassociação

Após o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro chancelar Jorge Salgado como presidente eleito do Vasco, alguns apoiadores do candidato derrotado Leven Siano iniciaram uma polêmica campanha de desassociação ao clube em sinal de protesto. A ação gerou revolta em alguns vascaínos, casos do frentista Cristiano Caldas, de 43 anos, que acabou viralizando ao desabafar em um vídeo onde enaltece seu orgulho em ser sócio do Cruz-Maltino (veja acima).

Nascido em Uberaba (MG), o torcedor mora em São Paulo há mais de 20 anos e, mesmo à distância e sem nunca ter ido a São Januário e ao Rio de Janeiro, sempre manteve aceso o seu amor ao Vasco.

"Foi um desabafo. Nós que amamos o Vasco, independente da atual situação, estamos sempre com orgulho. É um clube que tem uma história maravilhosa, de origens humildes, é o verdadeiro clube do povo. O pessoal se apega a muito candidato a candidato A, B ou C. Eu tinha um candidato também que perdeu, mas nem por isso vou deixar de apoiar o Vasco. Vi muitos falando que, depois que o Leven perdeu, iam abandonar o sócio. Eu sou sócio há uns três anos já. Botei na cabeça que o pouco que eu posso ajudar, eu quero ajudar. Se já está ruim assim, imagina sem a gente", disse Cristiano Calda ao UOL Esporte, se referindo aos torcedores.

O vascaíno revelou que não esperava que fosse viralizar nas redes sociais, e que o vídeo foi gravado no calor da emoção depois de presenciar um debate em um grupo de cruz-maltinos por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp.

"Eu fiz um vídeo para o pessoal do nosso grupo, mas aí como veio do coração, de dentro, um recado sincero, viralizou. Mas foi para ajudar o Vasco da Gama, de coração. Esse clube tem uma história comigo. A primeira camisa que ganhei quando comecei a entender de futebol foi do Vasco, e aí eu falei: 'esse time que quero torcer'", disse o frentista que trabalha em uma unidade do posto Ypiranga no bairro Capão Redondo (zona sul de São Paulo).

Vascaínos querem levá-lo para São Januário

Comovidos com o vídeo, alguns vascaínos já entraram em contato com Cristiano e se comprometeram a custear a ida do torcedor para conhecer São Januário e o Rio de Janeiro. Isso acontecerá tão logo o público retornar aos estádios.

A nova diretoria do Vasco, da gestão Jorge Salgado, também já tomou conhecimento da história do frentista e solicitou à reportagem do UOL Esporte seu telefone.

"Falaram sim [sobre o convite para ir ao Rio]. Eu fiquei muito lisonjeado, mas procuro não ficar pensando muito porque bate uma ansiedade grande e eu não gosto de incomodar ninguém (risos)", declarou Cristiano, que complementou: "Não conheço São Januário, nunca fui ao Rio de Janeiro, mas acompanho o dia a dia do clube e eu amo o Vasco da Gama, independente da fase, não importa".

Salgado critica movimento de desassociação

Em sua primeira coletiva após ser chancelado como presidente eleito do Vasco, Jorge Salgado criticou esse movimento de desassociação, duvidando até mesmo da torcida destas pessoas pelo clube.

"Em relação ao sócio, não posso acreditar que um vascaíno possa fazer campanha contra o sócio-torcedor. Essa pessoa não pode ser Vasco porque, independente desse ou daquele candidato, o sócio é o maior patrimônio nosso. Tem que tomar cuidado com certas ações e, pelo contrato, temos sempre que motivar os sócios, trazê-los para o nosso lado. É o sócio que é nosso maior patrimônio, ele que alavanca nosso clube, dá sentido a tudo. Faço um apelo para não fazerem esse tipo de campanha, que é destrutiva e não leva a nada. Isso deve ser reprimido veementemente", ressaltou Salgado.

Fonte: UOL Esporte
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário