A FRERJ admitiu um erro nas informações presentes no seu site oficial e efetuou as devidas correções no mesmo.
Podemos elogiar uma postura de muita ética e sobriedade da federação ao reconhecer e corrigir a falha e, ainda, em resposta ao dirigente Vascaíno, dar razão ao mesmo, num gesto de muita humildade e honestidade.
Há dois fatos a serem comemorados com o desfecho desse episódio:
O primeiro é que no Remo do Vasco, há um trabalho constante de preservação das nossas respeitáveis tradições e zelo pela imagem desse clube, que é exemplo de luta e vitória por reconhecimento, respeito e igualdade nos remotos tempos onde imperavam a discriminação racial e social - com orgulho, um pioneiro que ajudou a fixar essas virtudes que são, hoje, verdadeiras raízes dos pactos sociais e de cidadania nesse país e na maior parte do mundo.
O segundo é que com trabalho e cordialidade, sem um enfrentamento belicoso ou até mesmo desrespeitoso, o Vasco consegue, mais uma vez, afirmar sua maiúscula imagem perante o cenário desportivo e, obviamente, também, o social.
Em atenção ao nosso dirigente, o presidente da FRERJ, o sr. Alessandro Zelesco, responde - confira a íntegra do seu ponto de vista no e-mail de resposta, recebido pelo nosso Vice-Presidente:
\"Assunto: Re : Mais um Protesto do CRVG
Jose Roberto,
Você está coberto de razão. Por uma falha interna, o texto com a noticia do adiamento e do resultado das provas realizadas na 2a-feira, não saiu conforme tínhamos elaborado. O texto incorreto foi retirado do ar assim que tomei conhecimento (hoje a tarde) do ocorrido.
Por favor aceite minhas sinceras desculpas por este erro involuntário de nossa equipe.
Quanto à imparcialidade, ela é a diretriz máxima com que administramos a federação. Insistimos que o registro do atleta argentino está de acordo com os procedimentos emanados do Código de Regatas da FRERJ e estamos ao seu inteiro dispor para comprovar a regularidade do ato.
Atenciosamente
Alessandro Zelesco
FRERJ\"
Aproveitando o ensejo do impasse, enquanto agradecia o presidente da Federação, o sempre atuante e educado dirigente do Vasco questiona e coloca seu ponto de vista sobre a suposta inscrição irregular do atleta argentino do C.R. Flamengo (entenda mais do caso clicando aqui) - abaixo a íntegra do e-mail do nosso VP de Desportos Náuticos:
\"Assunto: Re: Mais um Protesto do CRVG
Sr. Presidente da FRERJ,
Agradeço as providências em relação ao site da FRERJ.
Quanto à inscrição do atleta argentino na FRERJ para 2009, é evidente que está irregular:
a. todos do meio do remo sabem que o atleta não permanceu no Brasil ao longo de 2008 (mais que 3 meses!), o que invalida a transferência feita em 2008. E o senhor que pratica o esporte diariamente na Lagoa também sabe disso;
b. mesmo que tivesse permanecido no Brasil, a transferência realizada pela CBR em maio de 2008 foi automaticamente cancelada pois o CR Flamengo não fez a inscrição do atleta na FRERJ em 2008. Logo, a transferência cancelada não poderia amparar a inscrição do atleta em 03/2009 na FRERJ. O Código de Transferências Internacionais da CBR deve ser respeitado por todas as Federações. A FRERJ não pode ignorar este documento da Confederação e se limitar a examinar o Código de Regatas da própria FRERJ. Reforço: cumprir o que determina a CBR é um dever da FRERJ.
Por fim, um apelo: analise o que diz o Código de Transferências Internacionais da CBR e o Parecer do Procurador de Justiça Desportiva designado para analisar o caso (envio o documento anexo). Corrija a falha de entendimento e tome as providências necessárias antes que o Campeonato Estadual de Remo de 2009, organizado por sua gestão, fique rotulado como o campeonato em que os regulamentos foram descumpridos.
Respeitosamente,
José Roberto S. Gomes da Costa
Vice-Presidente de Desportos Náuticos
Club de Regatas Vasco da Gama\"
Vamos aguardar a decisão e os procedimentos do Vasco, através de atuação conjunta do seu departamento jurídico e de desportos náuticos, para que a justiça seja feita e o Vasco obtenha a reparação quanto ao prejuízo sofrido e flagrante nos resultados da segunda e da terceira regata do Campeonato Estadual de Remo 2009 - quando o nosso, confomre já noticiado aqui no Sociedade Vascaína, o nosso rival obteve vantagem utilizando seu atleta argentino que estaria inscrito irregularmente.
Mais lidas