As derrotas de Guarani, Atlético-GO, São Caetano e Ponte Preta e os empates de Vasco da Gama e Ceará deram destaque à 33.ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. A briga pelo G4 embolou de vez, pelo menos, no que se refere à quarta vaga. O Atlético-GO, com 56 pontos, está ameaçado por Figueirense e Portuguesa, ambos com 54 pontos cada.
Mas tudo isso só aconteceu graças às boas atuações dos meias e atacantes, responsáveis pelos 29 gols da rodada. Os jogadores ofensivos tiveram desempenho brilhante em campo. Ricardinho foi o grande nome do Vila Nova, que praticamente acabou com o sonho de acesso da Ponte Preta. Já Fellype Gabriel matou a pau e garantiu um vexame do Guarani em casa.
Gilcimar e sua turma derrubaram o favorito Atlético-GO, na surpreendente vitória do Duque de Caxias. Rafael Coelho marcou duas vezes e, além de voltar à briga pela artilharia, afundou o Brasiliense. Outro que marcou dois gols foi o veterano Edmundo, que segue dando esperanças à torcida do Campinense.
A Seleção da 33ª rodada está escalada com: Marcelo (Bahia); Paulo Sérgio (Vasco), Kadu (Bragantino), Domingos (Portuguesa) e Egídio (Figueirense); Paulinho (Bragantino), Fellype Gabriel (Portuguesa) e Ricardinho (Vila Nova); Rafael Coelho (Figueirense), Gilcimar (Duque de Caxias) e Edmundo (Campinense). Técnico: Vágner Benazzi (Portuguesa).
Confira os 11 escolhidos para a Seleção:
Goleiro: Marcelo (Bahia) Em noite inspirada, segurou o ataque do Juventude, em Caxias do Sul, garantindo a importante vitória do Bahia, por 1 a0, que tirou o time da zona de rebaixamento. Outros goleiros se destacaram, como Zé Carlos, do Paraná, que garantiu o empate do Paraná com o ABC, por 1 a 1, em Natal. E até mesmo Muriel, da Portuguesa, que fez boas defesas depois que o time abriu vantagem de 3 a 0 sobre o Guarani.
Lateral-direito: Paulo Sérgio (Vasco) - É experiente e, apesar de pouco reconhecido pela torcida, importante para a reação do Vasco. O veterano, que já disputou outras edições da Série B, deixou o garoto Fágner na reserva. Contra o Fortaleza, marcou o gol que deixou o cruzmaltino a apenas uma vitória do acesso.
Zagueiro: Kadu (Bragantino) Jogou por ele e mais dois na defesa do Bragantino na vitória sobre o América-N, por 2 a 1. Mostrou a mesma regularidade que demonstrou na temporada, marcando bem e indo ao ataque com perigo.Além disso, marcou um gol de cabeça.
Zagueiro: Domingos (Portuguesa) - Em sua volta ao time titular, foi o xerifão que a torcida e Benazzi esperam. Fungando no cangote de Ricardo Xavier durante toda a partida, o zagueirão ajudou Muriel na missão de parar o ataque do Guarani e fez uma de suas melhores partidas pela Lusa.
Lateral-esquerdo: Egídio (Figueirense) - Só não foi melhor do que o artilheiro Rafael Coelho. Sempre perigoso nas suas subidas ao ataque, foi recompensado com um gol. Após receber lançamento, o lateral dominou e chutou cruzado. Antes de balançar as redes, deu a assistência para o atacante fazer o primeiro gol da partida e dar mais tranquilidade para o Figueira.
Volante: Paulinho (Bragantino) - Foi o grande herói da vitória do Bragantino sobre o América-RN. De cabeça e com oportunismo, marcou o gol da vitória, além de fazer sua função defensiva muito bem. É um dos destaques do Braga na Série B.
Meia: Fellype Gabriel (Portuguesa) - Os zagueiros bugrinos Dão e Bruno Aguiar vão ter pesadelo com Fellype Gabriel por um bom tempo. A eterna promessa do Flamengo infernizou a defesa alviverde nos primeiros 30 minutos e marcou dois gols. Atuação destacada em uma vitória que colocou a Lusa de vez na luta pelo acesso.
Meia: Ricardinho (Vila Nova) - O ex-meia de Palmeiras e São Paulo foi o grande nome na vitória do Vila sobre a Ponte Preta. Primeiro porque marcou um golaço, que iniciou a reação do Tigre. Além disso, foi o principal articulador do time e não sossego para os volantes Deda, Pirão e Danilo Portugal. Experiente, jogou com a cabeça e fez a bola correr.
Atacante: Rafael Coelho (Figueirense) - É a referência no ataque do Figueira. Quando está em campo o time é outro e quase sempre deixa sua marca. Contra o Brasiliense não foi diferente e balançou as redes duas vezes. O segundo foi um golaço, deixando o zagueiro adversário vendido no lance após um drible entre as pernas. Com os dois gols, assumiu a artilharia junto com Elton, do Vasco, com 15 gols.
Atacante: Gilcimar (Duque de Caxias) - Fez dois gols no então bicho-papão Atlético-GO e garantiu uma vitória importante para o Duque de Caxias, que agora precisa de poucos pontos para evitar o rebaixamento. O artilheiro jogou na vaga de Edivaldo e não sentiu a pressão de substituir o ídolo da torcida.
Atacante: Edmundo (Campinense) - O vovô de 39 anos é o atacante mais velho da atual Série B, mas mesmo assim adora fazer gols e sair de campo como o herói do Campinense. Diante do São Caetano, não foi diferente. Após um primeiro tempo ruim, a Raposa virou com dois gols de Edmundo e manteve as chances de escapar do rebaixamento.
Técnico: Vágner Benazzi (Portuguesa) - Sua identificação com a Portuguesa faz a diferença em campo. Desde que assumiu, o time passou a acumular pontos fora de casa, o que dá direito a sonhar com uma vaga na elite. Neste sábado, Benazzi armou um esquema traiçoeiro para o Guarani.
Conforme o Bugre atacava, deixava espaços para Fellype Gabriel e companhia, que mataram a pau. Destaque também para Gilson Kleina, responsável pelo Duque de Caxias e, indiretamente, pela goleada sobre o Atlético-GO. Nem mesmo o torcedor mais otimista esperava 5 a 1 contra os goianos.