E a comemoração foi rubro-negra na Zona da Mata mineira! Após dois dias de jogos intensos e muito disputados, o botonista Igor Gomes, do Clube de Regatas do Flamengo, sagrou-se Campeão Brasileiro da Regra 3 Toques. Título inédito para Igor, que desde criança pratica a regra ao lado de seu pai, Marcos Damazio, experiente jogador e ex-dirigente da CBFM. Festa na Gávea e em Teresópolis, cidade de residência de Igor e Damazio.
Foi uma competição realizada sob clima sempre cordial, sem quaisquer discussões. Pelo contrário. Os amigos de Matias Barbosa foram impecáveis na organização, com mesas excelentes, espaço físico amplo e ótima estrutura de lanches e bebidas. Campeonato perfeito, em todos os aspectos.
Na primeira fase, os 80 botonistas foram divididos em 16 grupos de 5 integrantes cada. Os dois primeiros de cada grupo passavam para a Série Ouro. Os terceiros e quartos colocados integraram a Série Prata. E os últimos colocados dos grupos da primeira fase formaram a Série Bronze.
Finalizado o primeiro dia de competição, no qual foram disputados os jogos da primeira fase, 32 intrépidos botonistas permaneciam em busca do título. Da segunda fase em diante os confrontos passaram a ser eliminatórios (mata-mata), contando com a vantagem do empate os melhores classificados na primeira fase.
Ultrapassadas as fases de 16 avos e oitavas de Final, oito atletas permaneciam na disputa pela fase de Quartas de Final, que apresentou os seguintes resultados (coluna da esquerda com o empate):
Leonardo Stumpf (Tupi) 1 x 1 Léo Guimarães (ADMB)
Igor Gomes (CRF) 2 x 0 Chicão (ADMB)
Antônio Carlos (AABB-DF) 4 x 0 André Brandão (AABB-DF)
Alcides (AABB-DF) 1 x 0 Emerson (América-SP)
As semifinais apresentaram, de um lado, um confronto entre Minas Gerais e Rio de Janeiro. Já do outro lado, dois botonistas do mesmo clube disputariam um lugar na finalíssima. Eis os resultados:
Leonardo Stumpf 0 x 1 Igor Gomes
Antônio Carlos 0 x 0 Alcides
Enfim, chega a grande final! E em um jogo estudado, tático, típico de uma final, Igor Gomes e Antônio Carlos ficam no empate sem gols, garantindo o título ao atleta rubro-negro. Ao final do jogo a emoção rolou na sala da ADMB, com a presença de Marcos Damazio, pai de Igor, segurando as lágrimas pela conquista do filho!
Pela Série Prata, duas lendas da Regra 3 Toques, supercampeões, disputaram a final. Melhor para Altanir Júnior, o Juninho, do Vasco da Gama, que assegurou o troféu após empate contra Vander Felipe, do Grêmio Mineiro/AABB-MG.
Por fim, uma menção mais do que especial para a Série Bronze, na qual Felipe Marcelo, filho do botonista Marcelo Vasques, da ACAFUMA-DF, o participante mais jovem do campeonato, alcançou o lugar mais alto, após superar José Pires em um “choque de gerações” nas semifinais e vencer na Romualdo Piccininni, da ADMB, por 1 a 0 na finalíssima.
Igor Gomes se torna o sétimo botonista carioca a vencer um Campeonato Brasileiro da Regra 3 Toques. Confira aqui a lista de campeões brasileiros.
Abaixo temos a campanha do campeão:
Igor 4 x 1 Wendel (Liberdade/MG)
Igor 1 x 0 Leco (Capivaras/MG)
Igor 1 x 1 Magno (ACAFUMA/DF)
Igor 3 x 1 Hélio Sampaio (GM-AABB/MG)
Igor 2 x 0 Marcelo Bozó (ADMB/MG)
Igor 1 x 1 Marcelo Silva (AABB/MG)
Igor 2 x 0 Chicão (ADMB/MG)
Igor 1 x 0 Leonardo Stumpf (Tupi/MG)
Igor 0 x 0 Antônio Carlos (AABB/DF)
Parabéns ao Igor, ao Antônio Carlos e a todos os participantes do Brasileiro, que já se tornou inesquecível. E um agradecimento mais do que especial à Direção da CBFM, nas pessoas do Leco, Marcelo Virgílio e Márcio e a todos os amigos de Matias Barbosa, pela dedicação e organização impecáveis, além do acolhimento único a todos os participantes.
Abaixo, classificação final da competição e fotos do evento. Todos os resultados estão disponíveis por meio do aplicativo Copa Fácil, no seguinte link: https://www.copafacil.com/-raaoso
Mais lidas