Neste domingo, 13 de julho de 2025, setenta e quatro botonistas de dezesseies agremiações se reuniram às 09:00h, na sede do Botafogo Futebol de Mesa, na Lapa, para realização da quinta etapa do Campeonato Estadual de Dadinho Retrô, organizado pela FEFUMERJ.
PRIMEIRA FASE
Divididos em 10 grupos com 7 ou 8 participantes cada, tivemos uma primeira fase bastante disputada, em que Carlos “Monstro” (Friburguense), Paulo Quartarone (Fluminense), Nunes (Vasco da Gama) e Sabóia (Light) fizeram, nesta ordem, as melhores campanhas dentre os 32 botonistas a avançarem para as fases eliminatórias.
DEZESSEIS AVOS DE FINAIS
Iniciada a fase eliminatória, os favoritos, com a vantagem do empate, não deram espaço para zebras. Todos os desesseis melhores classificados fizeram valer seu favoritismo e se classificaram em seus confrontos . Ressaltem-se as goleadas de 9×3 de Quartarone sobre Serginho (Flamengo), e de 6×3 de Carlos Belga (Flamengo) sobre Tomás (Vasco da Gama).
OITAVA DE FINAIS
Grande destaque da primeira fase, aonde foi o único atleta a vencer todos os jogos, Monstro acaba deixando aqui a competição, ao ser derrotado por Belga pelo placar de 5×1. Assim como o atleta do Flamengo, outros dois botonistas também conseguem reverter a vantagem do empate do adversário e seguem na competição: Leal (Grajaú) despacha Nunes por 3×1, e Angelo Maia (Fluminense) vence Kaká (Duque de Caxias) por 4×2.
QUARTAS DE FINAIS
As quartas começam com um confronto que se coloca como um dos maiores clássicos da temporada do retrô. Quartarone x Belga, Fluminense x Flamengo, os dois somados tendo três títulos na temporada. Em grande jogo, Quartarone vence com o placar de 7×2, e Belga segue na disputa de quinto a oitavo.
Nas outras partidas, temos placares apertados:
Leal vence Sabóia, 4×3.
Antonio (Flamengo) vence Angelo Maia, 2×1.
Vitor Luzes (America) vence Luciano (Fluminense), 4×3.
SEMIFINAIS
Nas semifinais, somos presenteados com grandes jogos, vencidos no detalhe, pela vantagem mínima. É assim que Quartarone vence Leal por 5×4, e Luzes reverte a vantagem do empate do adversário e vence Antonio por 3×2. Ficou definida a final entre Quartarone e Luzes, com Leal e Antonio disputando o terceiro lugar.
FINAL
QUARTARONE (Fluminense) X LUZES (America)
Chegamos à grande final. Quartarone, vencedor de duas das três etapas disputadas por ele este ano no Dadinho Retrô. Luzes, grande campeão do retrô em outras temporadas, vice-campeão na primeira etapa, buscando o seu primeiro título em 2025. Na mesa, um embate de times de estilos diferentes. De um lado, os botões mais altos e de bainha 11 de Paulo Quartarone (Fluminense). Do outro, os botões mais clássicos, mais baixos e de bainha aberta de Vitor Luzes (America).
Iniciada a final, a partida foi de boas chances de chute para os dois atletas. Entretanto, enquanto Vitor caprichava nos arremates mas parava diversas vezes na trave do adversário, Quartarone mais uma vez foi cirúrgico nas suas finalizações, marcou seis gols e terminou o campeonato como campeão, com mais uma bela goleada – 6×1 e o terceiro título do atleta tricolor na temporada do dadinho retrô. Já pode pedir música no Fantástico, Paulinho.
Classificação Final:
1º PAULO QUARTARONE (FLUMINENSE)
2º VITOR LUZES (AMERICA)
3º LEAL (GRAJAÚ)
4º ANTÔNIO (FLAMENGO)
5º BELGA (FLAMENGO)
6º LUCIANO (FLUMINENSE)
7º ANGELO MAIA (FLUMINENSE)
8º SABOIA (AAL FUTMESA)