O Rio de Janeiro subiu ao pódio da categoria principal do 35º Campeonato Brasileiro Individual de Futebol de Mesa – Regra 12 Toques, realizado de 1º a 4 de maio, na SOGIPA, Sociedade Ginástica de Porto Alegre (RS). A FEFUMERJ esteve representada por 14 atletas na categoria adulto e mostrou mais uma vez a força do botonismo fluminense no cenário nacional.
O grande destaque foi Thiago Penna, do Vasco da Gama, que terminou na terceira colocação. Ele perdeu a semifinal para Robertinho, do Meninos F.C, que se sagrou campeão ao vencer Galdeano, do Corinthians, na final por 4 a 2. Com uma grande campanha, Thiago buscava o bicampeonato, já que conquistou o Brasileiro em 2008, na categoria adulto, na cidade de Blumenau-SC, sendo o único carioca campeão brasileiro desta categoria.
Outro bom resultado veio com os vascaínos Nando e Igor Quintaes, que terminaram na 11ª e 15ª colocações, respectivamente. Estes foram os três atletas do Rio de Janeiro classificados Série Ouro.
Na Série Prata, Marcus Vinicius foi o grande campeão. Depois de dois anos seguidos sendo vice-campeão da Série Ouro, o atleta do Tricolor das Laranjeiras não obteve a classificação no último dia para a Série Ouro, mas com afinco conquistou mais um caneco. Seu companheiro de clube, Marcos Antunes, também disputou a série Prata e terminou na 3ª posição. Bira, do America, foi o sexto. Já Hiago, do Friburguense, venceu a 5ª Divisão.
Participaram ainda:
Hiego e Amon (America)
Vinicius Mendes e Daniel (Flamengo)
Thiel, Pirica e Lucas Boa Morte (Friburguense).
A categoria adulto contou com 128 atletas. O evento reuniu mais de 200 botonistas ao todo, de 13 estados e do Distrito Federal e teve organização da Federação Gaúcha de Futebol de Mesa, com chancela da CBFM, e apoio da FECI (Fundação de Educação e Cultura do Sport Club Internacional) e da ADESP (Associação Desportiva e Social do Esporte).
Com os resultados, a FEFUMERJ celebra mais uma participação sólida de seus filiados em um dos torneios mais importantes do calendário nacional, reforçando o protagonismo do estado do Rio de Janeiro no futebol de mesa brasileiro.