A quinta e última rodada da fase de classificação do Campeonato Estadual de Equipes 2025 da regra Dadinho, realizada nos dias 13 e 14 de agosto, definiu as agremiações que já garantiram suas vagas nas quartas de final.
Quartas de Final – OURO/PRATA
Fluminense x Friburguense
Flamengo x Duque de Caxias
America x Vasco da Gama
River x Liga Fonte
Quartas de Final – BRONZE/EXTRA
Grajaú Tênis x Olaria
São Cristóvão x Kamikaze
Humaitá x Botafogo
LAFUME x AAL Futmesa
Equipes com nome em negrito tem vantagem de empate e jogam em casa.
Flamengo, Fluminense e America foram as únicas equipes com 100% de aproveitamento. Kamikaze, Olaria e Cabofriense foram as equipes que não tiveram vitórias, embora o Olaria tenha conseguido um empate durante essa fase. Vale ressaltar que Fluminense e Flamengo ficaram empatados, absolutamente, em todos os critérios, sendo que o Fluminense ficou com a primeira colocação geral, por meio de sorteio, como está previsto no regulamento da competição.
Vamos aos detalhamentos das partidas de cada grupo:
GRUPO A:
Humaitá 4 x 20 Duque de Caxias
O Humaitá recebeu a visita do Duque de Caxias, e este não deu muitas oportunidades ao anfitrião, vencendo sete das oito rodadas e empatando uma, impondo-se por uma diferença de 16 pontos. Essa partida definiria qual das duas equipes disputaria a fase de quartas de final para as Séries Ouro e Prata, embora um empate já garantisse ao Duque de Caxias essa condição. Atuaram pelo Humaitá, Guanabara, André Guapi, Darcy, Reynaldo Felix, Cardeal, Calixo e Erick. O Duque de Caxias levou às mesas Kaká, Valcy, Edu Medeiros, Washington, João Marcelo e Maia.
Liga Fonte 10 x 17 Flamengo
Na partida que decidira a liderança do grupo e a consequente vantagem nas quartas de final, a Liga Fonte recebeu a experiente e consagrada equipe do Flamengo. Ambas as equipes tinham 100% de aproveitamento até aquele momento. Os rubro-negros fecharam a primeira volta com uma vantagem de quatro pontos (4 a 8). No início da segunda parte, a Liga Fonte esboçou uma reação, vencendo a quinta rodada por 3 a 1 e diminuindo a diferença para dois pontos. Entretanto, essa foi a única rodada vencida pela equipe do bairro de Todos os Santos na partida. Um empate e mais uma vitória flamenguista fizeram com que os rubro-negros chegassem à rodada final com uma vantagem de três pontos. Um empate ou uma vitória seria uma árdua tarefa a ser cumprida pela equipe suburbana. Na oitava e última rodada o Flamengo venceu todas as suas quatro partidas e garantiu a vantagem do empate na próxima fase, quando enfrentará o Friburguense. Atuaram pela Liga Fone: Veras, Malvar, Mello, Latino, Dalto e Tanoco. Por sua vez, o Flamengo foi representado nas mesas por Lucas, Ricardo, Brayner, Ronald e Belga.
Kamikaze 9 x 16 AAL Futmesa
Diferentemente da disputa pela liderança do Grupo A, Kamikaze e AAL Futmesa buscavam sua primeira vitória no torneio. Mais uma vez, a equipe visitante não tomou conhecimento da suposta vantagem do mandante. A partida foi bastante equilibrada na sua primeira fase, na qual houve três empates nas três primeiras rodadas e uma vitória da AAL exatamente na derradeira, o que possibilitou que as equipes da Rua Barão do Bom Retiro começassem o returno com uma vantagem de dois pontos (5 a 7). Fazendo jus ao nome da agremiação, o Kamikaze foi com tudo e venceu a quinta rodada por 2 a 1, deixando a diferença em apenas um ponto. A sexta rodada praticamente selou o desenlace da partida, com uma vitória de 0 a 4 da AAL Futmesa. Mais uma vez, demonstrando seu espírito guerreiro, o Kamikaze venceu a penúltima rodada, novamente por 2 a 1, deixando a diferença em quatro pontos. A oitava e última rodada deixaria apenas a remota possibilidade do empate para os anfitriões. Entretanto, a equipe rubro-anil saiu vencedora por 0 a 3, decretando o placar final de 9 A 16 a favor dos visitantes. Atuaram pelo Kamikaze Alcides, Armando, Beto, Bruno, Cleber, Eduardo, Leão e Sá — sendo que todos tiveram, ao menos, uma vitória. A AAL Futmesa foi representada por Gustavo, Coutinho, Dusol, Osmar, Enio e George, todos também com, ao menos, uma vitória. Destaque para Gustavo, filho do falecido José Alexandre, que venceu todas as suas oito partidas.
GRUPO B:
Friburguense 14 x 8 São Cristóvão
O São Cristóvão subiu a Serra com a tarefa de conseguir uma vitória com uma ampla diferença de pontos para garantir sua participação na fase de quartas de final das Séries Ouro e Prata. Os comandados pelo capitão Bruno Santos deram tudo de si, mas encontraram pela frente um adversário consistente e brioso. A primeira fase terminou com duas vitórias para cada equipe, mas com um placar de 6 a 5 favorável aos donos da casa. Na abertura do returno, houve mais um empate; na sexta rodada, uma vitória do Friburguense por 3 a 1, tornando praticamente impossível à equipe Cadete lograr seu objetivo. Uma vitória de 3 a 0 na sétima rodada garantiu a vitória dos pupilos do Sr. Fernando Cruz. Na última rodada, um empate pelo placar de 1 a 1 deu números finais ao marcador — 14 a 8 a favor dos anfitriões — e garantiu o Friburguense na tão almejada fase de quartas de final. Atuaram pelo Friburguense Vinícius, Carlos André, Rafael, Tiago, Anderson, Fábio, Wesley e Hiago. Os da Rua Figueira de Melo foram às mesas com Florez, Proença, Renato, Bruno Santos, André Sá e Papito.
Olaria 10 x 15 Botafogo
Olaria e Botafogo chegaram à última rodada sem possibilidades de disputar a fase das quartas de final para as Séries Ouro e Prata. Estava em jogo a chance dessas equipes conquistarem a sua primeira vitória. Os alvinegros partiram decididos para alcançar seu objetivo e venceram as duas primeiras rodadas (1 a 3 e 0 a 4). O Olaria reagiu, vencendo a terceira rodada por 2 a 0, e um empate em 2 a 2 fechou a primeira fase em 5 a 9 a favor dos visitantes. Na abertura do returno, os Bariris esboçaram uma reação, conseguindo uma vitória por 2 a 1 e um empate em 1 a 1. Entretanto, a sétima rodada decretou a vitória botafoguense na partida, pois, vencendo por 0 a 3, fizeram uma parcial de 8 a 14 que impossibilitava que os anfitriões empatassem ou superassem os visitantes. Na última rodada, o brio dos atletas do Olaria garantiu uma vitória para sua equipe por 2 a 1 e sacramentou o placar final de 10 a 15 a favor dos botafoguenses. Atuaram pelo Olaria, Almirante, Belfort, Rafa 77, Souza, Netinho, Luis, Simonini e Romulo. O Botafogo venceu sua primeira partida na competição com Fabricio, Luiz Alberto, Anderson, Alberto e Hugo.
Fluminense 15 x 11 River
Outra partida disputada entre dois adversários com 100% de aproveitamento. Ambos estavam classificados para a fase de quartas de final das séries Ouro e Prata. O Fluminense, embalado pela recente conquista do Campeonato Brasileiro de Clubes, tinha pela frente, nada mais nada menos, do que o terceiro colocado na mesma competição. Sem embargo, os donos da casa foram com tudo para cima do forte adversário e venceram três das quatro primeiras rodadas, fechando o turno com a vantagem de 9 a 4. O returno começou com um empate e, na sexta rodada, o River mostrou sua força vencendo pelo placar de 0 a 3, estabelecendo uma diferença de apenas dois pontos para os anfitriões. O empate na sétima rodada (2 a 2) manteve as esperanças do River em conseguir a liderança do grupo. Entretanto, o Fluminense venceu a última e decisiva rodada por 3 a 1, colocando números finais no marcador (15 a 11). Um partidaço, digno de duas grandes equipes. Como citado anteriormente, estava em disputa a liderança do grupo e conseguir a vantagem do empate na fase seguinte da competição. Apesar da derrota e da segunda colocação, o River irá para as quartas de final também com a vantagem do empate contra o seu adversário. O Fluminense foi às mesas com Bandini, Aires, Gil, Paulinho, Marcelo Mendes e Gianluca. O River atuou com Marcinho, Lopes, Matoso, Vitinho, Gatto, Johnathan e Crespo.
GRUPO C:
Cabofriense 7 x 16 Grajaú Tênis
Na única partida disputada no sábado, 13/09/2025, a Cabofriense recebeu o Grajaú Tênis, que ainda tinha algo a disputar, ou seja, ter a melhor campanha entre os clubes que irão disputar as quartas de fina da séries Bronze e Extra. Com esse objetivo, a equipe azul e branca partiu com tudo e conseguiu três vitórias nas rodadas de abertura. Na quarta e última rodada do turno, a Cabofriense reagiu e venceu por 1 a 0, mas o placar parcial era favorável aos visitantes (3 a 7). No returno foram mais três vitórias do Grajaú Tênis e apenas uma da Cabofriense, o que resultou no placar final de (7 a 16) em favor dos visitantes, que alcançaram o objetivo desejado. Aturaram pela Cabofriense Alvinho, Ronaldo, Cesar, Lanussi, Alex, Curvelo, Marcelo e Gege. Representaram o Grajaú Tênis: Leal, Byk, Minduba, Deco e Barboza.
America 14 x 12 Vasco da Gama
Outra partida com grande potencial para infartar corações debilitados e desavisados. Uma partida mais disputada entre dois adversários com 100% de aproveitamento. Ambos estavam classificados para a fase de quartas de final das séries Ouro e Prata, mas a briga pela liderança do grupo e a consequente vantagem de jogar em casa e pela vantagem do empate esquentou a disputa entre esses dois gigantes do futebol de mesa carioca e nacional. As três primeiras rodadas já deram o tom do que seria o confronto. America 2 a 1, Vasco da Gama 2 a 1, America 2 a 1. Um empate em 2 a 2 selou o turno, definindo um placar com reduzida vantagem para os rubros (7 a 6). O Vasco da Gama começou o returno disposto a reverter a situação, até então desfavorável, e venceu por 1 a 3, passando agora a ter um ponto de vantagem sobre o America (8 a 9). Na rodada seguinte, uma vitória do America por 2 a 1 deitou essa emocionante partida empatada em 10 a 10. Um empate em 2 a 2 na penúltima rodada deixou todas as emoções para o final, tal qual um filme de suspense. Desta vez o America se impôs pelo placar de 2 a 0, sacramentando o marcador em 14 a 12. Curiosamente, os dois adversários voltarão a se enfrentar nas quartas de final das séries Ouro e Prata. Melhor para o America, que novamente jogará em casa, além de ter a vantagem do empate. O destaque absoluto foi campeoníssimo Victor Praça, atleta do America, que venceu suas oito partidas, marcando 28 gols e sofrendo apenas dez. Cleciano, do Vasco da Gama, também fez muitos gols (27), mas sofreu 26 e seu aproveitamento foi de 50% (três empates, dois empates e duas derrotas). Autuaram pelo America Victor Praça, Rodrigo Macieira, Alexandre Gyraffa, José Augusto e Diego. Foram às mesas pelo Vasco da Gama Cleciano, Adriano, Tarouca, Edu, Renato Oliveira e João Eduardo.
A fase de quartas de final do Campeonato Estadual de Equipes 2025 será disputada no dia 06/10/2025, com a promessa de muitas e novas emoções.